É impossível falar em televisão no Brasil sem pensar no nome dele. Afinal, são mais de 60 anos de carreira e uma coleção interminável de falas, bordões e programas inesquecíveis. Quem não se lembra, por exemplo, do “Qual é a Música?” ou do “Show de Calouros”?

Mas a trajetória de Silvio Santos, ou Senor Abravanel na certidão de nascimento, que completa 88 anos de idade em 12 de dezembro, não é marcada apenas pela competência como apresentador e empresário. Esse ícone da comunicação brasileira também se meteu em polêmicas famosas, muitas delas envolvendo outros artistas – e, invariavelmente, caminhando pelas perigosas trilhas do politicamente incorreto.

Conheça, a seguir, 10 das maiores confusões e brigas em que Silvio Santos foi protagonista.


1. Polêmicas do Silvio Santos: Claudia Leitte

A cantora Claudia Leitte foi a vítima mais recente das falas, digamos, pouco adequadas do comunicador. No último dia 10 de novembro, durante o programa Teleton, no momento em que ela, usando um vestido rosa justo, foi cumprimentá-lo, Silvio se saiu com essa: “Esse negócio de ficar dando abraço me excita, e eu não gosto de ficar excitado”. E não parou por aí, dizendo ainda: "Da maneira que você está se apresentando, dá vontade de sair da poltrona, tomar um chope e depois procurar um conforto". Claudia externou seu constrangimento no Instagram e recebeu o apoio de várias artistas e muitos internautas.

https://www.instagram.com/p/BqE0aiFlLRF/?utm_source=ig_embed


2. Polêmicas do Silvio Santos: Fernanda Lima

Em 2017, uma das polêmicas de Silvio se deu com a atriz e apresentadora Fernanda Lima. Em julho daquele ano, o comunicador soltou o verbo em seu programa em relação a um vídeo em que Fernanda aparecia. “Magrela, com essas pernas finas, com ela não tem nem amor nem sexo”, disparou, em referência ao nome do programa que a apresentadora comanda na TV Globo, “Amor & Sexo”. “Quem gosta de osso é cachorro”, arrematou. Em uma entrevista, ela retrucou: “Silvio, por que não te calas?” Depois, Fernanda ainda publicou um texto em suas redes sociais no qual fazia referência à “violência machista”.

https://www.instagram.com/p/BYOOQcelm0v/


3. Polêmicas do Silvio Santos: Maisa Silva

Silvio Santos e a apresentadora Maisa Silva, hoje com 16 anos, já tiveram algumas rusgas famosas. Uma delas aconteceu quando Silvio sugeriu que Maisa deveria namorar o também apresentador Dudu Camargo, em 2017. A jovem não mediu palavras: “Não estou aqui para arrumar namorado, estou para participar do programa”. Maisa também repercutiu o tema nas redes sociais: “Quando uma menina de 15 anos não aceita qualquer brincadeira ou comentário e se posiciona, causa espanto”, escreveu.



4. Polêmicas do Silvio Santos: João Guilherme

O ator-mirim João Guilherme, filho do cantor Leonardo, não escapou da falta de papas na língua de Silvio Santos. Ao recebê-lo no “Talento Infantil”, quadro de seu programa, em 2016, Silvio disse a João que ele parecia uma “bichinha” na novela “Cúmplices de um Resgate”, por supostamente estar com a boca pintada em cena. Na web, Abravanel foi chamado de homofóbico.


O Instituto de Longevidade oferece cursos de requalificação gratuitos para quem deseja se manter atualizado para o mercado de trabalho. Clique aqui e saiba mais.


5. Polêmicas do Silvio Santos: Júlia Olliver

Por falar em preconceitos, Silvio Santos deu uma grande bola fora ao comentar sobre as madeixas da atriz Júlia Olliver durante o programa “Teleton”, em 2014. Na ocasião, o apresentador quis saber o que os atores-mirins gostariam de ser quando crescessem. Ela respondeu: “Ou eu vou ser atriz, ou eu vou ser cantora”. “Com esse cabelo?”, retrucou Silvio. A menina arregalou os olhos e emendou, indignada: “Como assim?”.


6. Polêmicas do Silvio Santos: Dançarina plus size

Em 2016, Silvio se envolveu em outro episódio relacionado a racismo. Na mesma ocasião, também foi acusado de gordofóbico. Ao entrevistar uma dançarina negra plus size, o comunicador disse que ela era “muito graciosa”. Porém, o que seria um elogio virou ofensa com o complemento: “Embora sendo negra, a única negra entre as brancas, é muito bonita”. Não satisfeito, ao saber que ela pesava 120 kg, soltou a pérola: “Quem casar contigo vai ter dois prazeres, um na hora do bem-bom e outro na hora em que você sair de cima”.


Polêmicas de Silvio Santos

O apresentador Silvio Santos no programa que leva seu nome; credito: Lourival Ribeiro/Divulgação


7. Polêmicas do Silvio Santos: Xuxa

Silvio Santos contra Xuxa é “briga de cachorro grande”. Por mais de uma vez, ele deu declarações sobre a apresentadora que provocaram saias-justas. Em 2015, afirmou que ela parecia um “rapaz americano”. Dois anos depois, voltou a alardear sobre uma suposta “aparência meio masculina” de Xuxa Meneghel. Ela parece não ter se importado muito, uma vez que mandou uma mensagem de aniversário para Silvio quando ele completou 87 anos de idade, referindo-se carinhosamente ao apresentador como “tio Silvio”.


8. Polêmicas do Silvio Santos: Homofobia 1

Silvio Santos já declarou no ar que não gostaria de ter um filho homossexual. O episódio aconteceu em 2015, durante o quadro “Jogo dos Pontinhos”, enquanto mediava uma conversa entre uma mãe e sua filha lésbica. Para amenizar o impacto da fala, o apresentador disse que aceitaria a decisão de um filho em relação à orientação sexual. Mas, ao final, aconselhou a mãe entrevistada a ser mais paciente e torcer para que a filha passasse a namorar homens.


9. Polêmicas do Silvio Santos: Homofobia 2

Em mais uma polêmica ligada a orientação sexual, Silvio Santos causou mal-estar ao questionar insistentemente o cabeleireiro Robson Jassa, que herdou o sobrenome do pai famoso nessa profissão. “Dizem, eu não sei, que cabeleireiro de vez em quando troca o sexo”, disparou o apresentador. “Cada um tem sua preferência. Tem gente que tem preferência alimentar, gosta de macarrão, gosta de salsicha, gosta de arroz e feijão. Tem gente que tem preferência sobre perfumes. E tem também preferências sexuais. Qual é sua preferência sexual?” Robson respondeu ser hétero e que, inclusive, estava no programa acompanhado da mulher. “Esse negócio de ter esposa... Você pode comer bife com batata frita, mas a preferência é macarrão. Você tem esposa, mas qual é a sua preferência sexual?”, insistiu Silvio.



10. Polêmicas do Silvio Santos: Gaby Amarantos

Você acha que Silvio Santos é sempre atacado nas polêmicas em que se envolve? Pois está enganado. Artistas saíram em defesa do apresentador quando, em junho deste ano, a cantora e atriz Gaby Amarantos afirmou, nas redes sociais, que ele é homofóbico, racista e gordofóbico. “Sério que vocês acham Silvio Santos ídolo? O cara fez a gente crescer vendo-o ridicularizar negros, mulheres, gays, plus e ganhar mídia com isso. Cês tão mal de ícone, viu, não dá mais pra normalizar isso!”, escreveu Gaby no Twitter. Os apresentadores Danilo Gentili, que é do SBT, e Sonia Abrão, da RedeTV!, rebateram as críticas com argumentos como o de que Silvio “emprega com dignidade toda etnia, peso ou sexo”.

https://twitter.com/GabyAmarantos/status/1004195710877741057

https://twitter.com/GabyAmarantos/status/1004210006533771264


Leia também

Ex-BBBs com mais de 50 falam sobre preconceito e tolerância na casa

‘A idade resgatou minha espontaneidade’, diz a atriz Ingra Lyberato

 


Compartilhe com seus amigos