Muitas pessoas pensam ainda que sexo é exclusividade dos mais jovens e que quando envelhecemos perdemos a vontade de ter relações sexuais. Por isso, o casal John Campbell, de 73 anos, e Annie Campbell, de 72 anos, decidiram estrelar o filme pornô ‘’Soul Sex’’ para mostrar que sexo na terceira idade é mais comum do que a maioria das pessoas imaginam.


Em 2013, eles se conheceram em um site de relacionamento. Os dois já haviam passado por longas relações — John já tinha se divorciado duas vezes e Annie era viúva de dois maridos. Segundo informações do portal britânico Metro, John escreveu em seu perfil que estava procurando uma mulher que o apoiasse emocionalmente e entendesse sua ‘’explosão sexual’’. Então, Annie demonstrou interesse e os dois começaram a se envolver.

Quebrando o tabu sobre sexo na terceira idade

Muitos acreditam que a qualidade do sexo piora com o avanço da idade. Contudo, um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Minnesota prova o contrário. A pesquisa realizada com 6 mil pessoas entre 20 e 93 anos durante os anos de 1995, 2003 e 2013, concluiu que as relações sexuais melhoram com o passar dos anos.

Mesmo assim, o tema sexo na terceira idade ainda é permeado por muitos tabus e preconceitos. Por isso, quando eles aceitaram o convite para gravar o filme, já sabiam que muitas pessoas iriam se surpreender ao ver um casal mais velho apaixonado transando diante das câmeras. No entanto, eles acreditaram que era preciso mudar a visão da população sobre sexo na terceira idade.


“Descobrimos que em muitas relações sexuais há muito medo presente, como havia em nós mesmos antes de aprendermos uma maneira diferente de fazer sexo, e, onde o medo está presente, o amor não é real, são coisas opostas", afirma o casal.

sexo na terceira idade

Crédito: Photographee.eu / shutterstock 

Apesar de falarem abertamente sobre o assunto, os dois chegaram nervosos ao estúdio de filmagem de Erika Lust — diretora responsável pelo filme erótico. “John estava tão nervoso que seu pênis decidiu entrar em greve, como se dissesse: ‘Eu não quero estar neste filme’, então ele (o pênis) decidiu encolher e quase desaparecer”, contou Annie.

Porém, isso não foi um problema, porque, assim, eles puderam mostrar que é possível ocorrer uma experiencia sexual mesmo sem um pênis ereto.

Dicas para manter a qualidade do sexo na terceira idade 

Para os casais que desejam seguir os mesmos passos de Annie e John, listamos algumas dicas elaboradas pela Escola de Medicina da Universidade de Harvard para conservar relações sexuais boas e confortáveis. Veja abaixo:

  • Mantenha uma relação comunicativa com o parceiro (a), expondo os seus desejos e incentivando ele(a) a evidenciar suas vontades também;
  • Tenha paciência para atingir o orgasmo, pois à medida que envelhecemos nossos reflexos sexuais ficam mais lentos, fazendo com que o tempo para chegar ao ápice seja maior;
  • Foque na lubrificação para evitar que o sexo seja doloroso;
  • Mantenha um relacionamento afetuoso. Uma relação estável quase sempre está ligada ao carinho entre o casal;
  • Pratique o contato físico com o parceiro(a). Com isso, a exploração da sexualidade trará mais intimidade no momento do sexo;
  • Experimente posições sexuais diferentes do habitual para tornar o sexo mais interessante;
  • Escreva suas fantasias antes de realizá-las. Explorar as ideias que você acha excitante é um ótimo caminho para atingir o ápice;
  • Experimente usar vibradores. Eles podem ser ótimos aliados no processo de autoconhecimento das mulheres. A partir disso, elas podem dizer ao parceiro o que as agrada;
  • Não desista. Mesmo que o sexo não melhore com as dicas acima, não é preciso ficar desesperado. Tente procurar uma opinião médica.

Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Compartilhe com seus amigos