“Boa noite. Está no ar mais uma edição do Jornal Nacional.” Há mais de duas décadas à frente do telejornal de maior audiência da tevê brasileira, o apresentador William Bonner coleciona sucessos profissionais. Começou em rádio, migrou para TV e hoje faz de tudo – media debates na atração, é editor-chefe e apresenta o programa.

Na vida pessoal, também transparece felicidade. No mês passado, casou-se novamente com a fisioterapeuta Natasha Dantas, em uma cerimônia fechada para a família e os amigos mais próximos.

Mesmo com tanta visibilidade, consegue manter a discrição sobre vários assuntos íntimos, incluindo a separação da também jornalista Fátima Bernardes, com quem foi casado durante 26 anos.

Neste 16 de novembro, quando Bonner comemora seus 55 anos e com a colaboração de José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), e Ricardo Veríssimo, consultor de carreira, listamos algumas lições que podemos aprender com o aniversariante famoso.


1. Ser multitarefas

William Bonner ingressou na Rede Globo em 1986, depois de passagens pela rádio USP FM e pela TV Bandeirantes. Na maior emissora do país, começou cumprindo as funções de apresentador e editor em uma das edições do telejornal local SPTV. Ainda hoje, continua acumulando cargos, já que segue como apresentador e também é o atual editor-chefe do Jornal Nacional. "A maioria das pessoas que alcançam o sucesso já passaram por um período em que desempenhavam várias funções ou se dividiam em duas ou mais atividades", assinala José Roberto.


2. Encarar desafios

Em 1988, Bonner assumiu o posto de apresentador do dominical Fantástico. No ano seguinte, topou se mudar de São Paulo para o Rio de Janeiro, onde apresentou o Jornal da Globo até 93. Entre 94 e 96, foi editor-chefe do Jornal Hoje e ainda em 96 migrou para o Jornal Nacional. Ali, três anos depois, assumiu o cargo de editor-chefe. "Quando almejamos o topo da carreira, precisamos estar prontos para desafios", salienta o presidente do IBC.


O Instituto de Longevidade oferece cursos de requalificação gratuitos para quem deseja se manter atualizado para o mercado de trabalho. Clique aqui e saiba mais.


3. Manter a constância

Uma das grandes lições que William Bonner deixa como profissional é ter regularidade em sua trajetória profissional. "Muitas pessoas desistem logo no início em vez de continuar em um emprego, projeto ou função, pois querem resultados rápidos. Mas a constância é importante porque faz com que nos aperfeiçoemos através da melhora nos processos", aponta Ricardo.


4. Afastar-se do que faz mal

Que William Bonner é um exímio comunicador, ninguém discorda. Durante um bom tempo ele "frequentou" as redes sociais, sobretudo o Twitter, de forma leve e descontraída – compartilhava ali fotos com a família, de sua coleção de miniaturas de carro e até mesmo do cachorro da sobrinha. Até perceber que a presença no virtual afetava seu humor. Por isso, decidiu reduzir esse hábito de sua rotina. À época, alegou precisar de mais tempo para cuidar da saúde e das obrigações profissionais.


O apresentador posta imagens do dia a dia em redes sociais; crédito: Instagram/realwbonner


5. Investir no aperfeiçoamento

A trajetória de Bonner é exemplo de versatilidade profissional, incluindo reportagens especiais, inovações nas transmissões ao vivo, entrevistas e cobertura de momentos históricos. Segundo Ricardo, muitas pessoas acreditam que o reconhecimento vem fácil, sem aprimoramento. "Mas quando investigamos pessoas de sucesso, verificamos o quanto de estudo e aperfeiçoamento profissional encontramos nas suas trajetórias. Elas estudam constantemente, abrindo mão até mesmo de lazer e diversão em prol da melhoria", diz.


6. Lidar com relacionamento no trabalho

José Roberto observa ser comum, hoje em dia, surgirem relações afetivas no cenário profissional, já que as pessoas passam muito tempo neste ambiente. "Em 26 anos de casamento com a jornalista Fátima Bernardes, William soube levar com maestria a combinação de relacionamento e trabalho. Mesmo com a separação, mostrou-se sempre muito discreto e com respeito à ex-mulher, agora colega de emissora", aponta.


7. Valorizar a imagem profissional

William Bonner sempre preservou sua imagem como jornalista, evitando ao máximo dar publicidade à vida pessoal. Agindo assim, conseguiu ter seu nome mais associado ao perfil profissional. "Quando focamos nossos feitos relacionados ao trabalho, os resultados são maiores", diz Ricardo.


8. Dar uma nova chance ao coração

Terminar o casamento longo com a mãe dos trigêmeos Laura, Vinícius e Beatriz não foi motivo para Bonner desacreditar do amor. Mesmo com o relacionamento com Fátima Bernardes tendo chegado ao fim, o jornalista deu novo rumo à vida sentimental e se casou com a fisioterapeuta Natasha Dantas. Apesar da discrição sobre a vida pessoal, a convivência da nova esposa com os filhos de Bonner aparenta ser bastante saudável.


Adepto a selfies, William Bonner coleciona fãs nas redes sociais; crédito: Twitter/realwbonner

Compartilhe com seus amigos