Manter a casa organizada já era uma tarefa difícil antes mesmo da quarentena começar. Porém, agora com o isolamento forçado pelo coronavírus, as pessoas precisam buscar em seu lar um refúgio e um espaço de bem-estar. Por isso, apesar da rotina complicada, é importante mantê-lo sempre limpo e bem arrumado.

“A organização do tempo e do espaço físico são os aliados da vez para que a rotina gere bem-estar e, assim, se sobrepor neste período de quarentena”, afirma a personal organizer e bibliotecária Roberta Reis. Para ela, além dos desafios já costumeiros, como a correria e o estresse, agora outros somam-se à rotina, como se adaptar ao home office ou conviver integralmente com as mesmas pessoas todos os dias.

Coronavírus: cadastre o seu e-mail e receba notícias

Tenha as últimas notícias sobre as medidas de contenção e prevenção, número de casos, tratamento e muito mais. Juntos, podemos virar este jogo! Cadastre-se agora.

Livro

Separar o tempo para deixar a casa organizada, arrumar as gavetas, escolher roupas para doar, pensar em novas utilidades para os potes. Tudo isso pode ajudar a transformar o lar em um lugar saudável.“Um ambiente desorganizado gera ansiedade e estresse, por isso é válido começar de algum ponto qualquer da casa. Escolha um cômodo ou um armário e comece a realizar a triagem. Isso vai lhe trazer um conforto emocional incrível”, explica a personal organizer.

Uma casa organizada em poucos passos

Para começar, Roberta recomenda que a organização seja feita a partir de um cômodo, um pouco por dia, mesmo que seja apenas uma hora. 

Nos ambientes como cozinha, área de serviço e banheiros, é necessário conferir a validade de cada produto e sinalizar o que já está em uso. “Evite o desperdício de compras em demasia por não saber o que tem dentro de casa. Assim, você também gera mais economia em seu bolso”.

Para ajudar a manter a casa organizada, a sugestão é usar produtos como cestos, caixas de sapatos e potes plásticos ou de vidros. “Eles se adaptam às diversas situações para manter o local arrumado”, comenta Roberta.

No caso dos banheiros, uma dica especial: não guarde perfumes, maquiagem e remédios nesse cômodo. De acordo com a especialista, a oscilação de temperatura afeta seus componentes químicos, o que pode provocar a perda de eficácia desses produtos e a alteração do seu prazo de validade.

Um guarda-roupas harmonizado

Roberta revela que a parte que mais gosta de organizar é a das roupas e dos acessórios. Esse também é o serviço mais solicitado pelos seus clientes. “Afinal, ali estão os seus cotidianos: são suas roupas de sair, trabalhar etc”.

Ela explica que a desorganização, o acúmulo de roupas e a falta de harmonia não interferem apenas na estética do ambiente, mas também provocam uma confusão mental no indivíduo. “Não saber o que você tem no guarda-roupa afeta o emocional e pode até causar desânimo. A pessoa não vai malhar porque não sabe onde estão as peças que compõem o look, por exemplo”, comenta.

Por isso, para organizar suas roupas, é importante começar por um processo de triagem e descarte. Assim, é possível ter ciência do que existe em seu armário, pensar se você realmente usa determinada peça ou não, e analisar as combinações que podem ser feitas com ela. 

Outra dica é ter apenas uma peça por cabide. “Se você põe várias blusas ou muitos vestidos em um só cabide, provavelmente não achará o que deseja vestir quando estiver com pressa. Costumo dizer, quase como se fosse um mantra: ‘aquilo que você não vê, você não utiliza’. E isso não se aplica somente às roupas”.

Livros e documentos não podem ficar de fora

O período de quarentena também pode ser uma excelente oportunidade para organizar aqueles documentos que estão sempre espalhados pela casa ou tirar a poeira dos livros. Para os livros, Roberta dá quatro dicas básicas:

  • Limpe os livros e o lugar onde estão armazenados a cada 15 dias. O ideal seria limpar um a um, passando um pano seco ou um pincel de cerdas finas para retirar a poeira.

  • A ordem de organização dos livros depende da vontade de cada indivíduo: pode ser por ordem alfabética, por assunto, por autor, por coleção e até por cores.

  • Utilize aparadores ou bibliocantos para separar e amparar os nichos de assuntos nas estantes.

  • Caso o seu volume de livros seja superior a 100, mantenha o controle por meio de uma planilha para saber o que você realmente tem.

Já para os documentos, Roberta aconselha separá-los em pastas identificadas e padronizadas de acordo com assunto. As pastas podem ser aquelas suspensas ou com elásticos, ou então em formato box de papelão ou plástico ondulado.

É importante também seguir a tabela de temporalidade referente a cada tipo de documento. Por exemplo, contas de água, luz e gás devem ser guardadas por até cinco anos, período necessário para que a concessionária efetue a quitação dos débitos.

Em relação aos documentos relacionados à previdência social, ao Imposto de Renda e a patrimônio, a personal organizer recomenda que nunca sejam jogados fora. Ela explica que esses registros poderão ser comprobatórios em processos judiciais que envolvam assuntos como aposentadoria e herança.

Doar também é organizar

Para Roberta, o momento atual também pode ser uma excelente oportunidade para separar aquilo que já não é mais usado e doar para quem mais precisa. Comece aos poucos, com uma cômoda. Veja se você precisa de tudo que está ali ou se tem algo que possa ser passado para frente. 

“Ao fazer a triagem, faça as seguintes perguntas: Preciso realmente disso? Tem mais de um ano sem uso? Tenho a necessidade de manter? Isto me traz algum benefício? Isto me traz alegria?”, pondera a especialista.

E o método pode ser aplicado aos mais diversos objetos, como roupas, brinquedos, livros e até móveis. 

Como reaproveitar objetos que já existem em casa

Existe um conceito muito difundido pelos designers que se chama upcycling. Significa reaproveitar e dar uma nova relevância para objetos que já existem dentro de casa e que seriam descartados inicialmente, como: potes de sorvete, caixas de sapatos e restos de canos. 

De acordo com Roberta, é uma forma de dar um novo ciclo a esses itens e diminuir o seu impacto no consumo de energia e água caso fossem apenas jogados no lixo. Além disso, também ajudam a manter a casa organizada. Veja exemplos de objetos que podem ser reaproveitados:

  • Potes de sorvete: podem armazenar comida pronta ou ser reutilizados como produtos de setorização em ambientes como cozinha, banheiro e área de serviço;

  • Caixas de sapato: podem armazenar pequenos objetos dos mais diversos tipos, como brinquedos;

  • Restos de canos: podem servir de apoio ou suporte a eletroeletrônicos, virar luminárias e até sapateiras.

“Pensar em sustentabilidade, em reciclar e em reutilizar pode ser a saída do cenário atual. Olhar para seu ambiente e organizá-lo de forma a aproveitá-lo melhor, principalmente quando voltarmos à rotina fora da quarentena, pode melhorar sua vida. Assim, com uma casa organizada, você obterá: praticidade, economia, agilidade, produtividade e bem-estar”, finaliza Roberta.


Cadastre-se aqui para receber notícias e informações atualizadas sobre coronavírus no seu e-mail todos os dias.


Leia também

Instituto de Longevidade oferece gratuitamente mais de 80 cursos online de qualificação

Crianças em casa: veja como distrair os pequenos durante a quarentena do coronavírus



Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: