Já se pegou em um dia de baixa energia? Com pouca disposição e vontade de fazer as coisas? Ou sente que está sempre gripado, com um mal-estar que nunca vai embora? Cuidado! Isso pode ser um sinal de que sua imunidade está baixa.

De acordo com Daniel H. Kakitani, médico infectologista e professor da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), “toda vez que a nossa função celular de defesa não está bem, aumenta a chance de um vírus invadir nosso organismo”.

Isso significa que nosso corpo se torna mais acessível às doenças.

“A imunidade nada mais é que um sistema de defesa do próprio organismo contra agentes agressores e células com mau funcionamento, capaz de regenerar tecidos e matar micro-organismos”, complementa o clínico-geral Hussein Awada, do Premium Lab Diagnósticos. “Quando esse sistema tão eficaz não está funcionando, o corpo fica exposto a infecções virais, bacterianas e fúngicas.”

Mulher que aparenta ter mais de 60 anos sentada no sofá, enrolada em uma manta e assoando o nariz, dando a entender que está gripada por causa da baixa imunidade.

Crédito: fizkes/Shutterstock

“Ao mesmo tempo que o corpo com baixa imunidade se torna mais inflamado, origina as moléstias crônicas que terminam com ‘ite’ – como bronquite, dermatite, rinite, sinusite – e todas as doenças autoimunes que vêm crescendo de uma forma exponencial. Hoje, até o câncer é classificado como doença inflamatória crônica, ou seja, está diretamente relacionado ao sistema imunológico”, afirma Awada.

Segundo os especialistas, os principais sintomas de baixa imunidade são:

  • infecções de repetição (amigdalites, candidíase, urina, entre outras);
  • cansaço físico e mental;
  • gripe recorrentes.

A maneira de manter o corpo no melhor do seu desempenho é se alimentar corretamente, beber bastante água, praticar exercícios físicos, dormir bem e controlar o estresse, dizem os especialistas. 

“O sistema imune é muito mais complexo do que se imagina. Depende de todo nosso organismo funcionando perfeitamente: circulação sanguínea, metabolismo proteico, absorção intestinal e muito mais. Sem isso, nosso corpo não tem a plena condição de se defender”, diz Kakitani.

“Uma boa noite sono é um dos melhores remédios que o ser humano tem em mãos. Ao dormirmos, melhoramos a condição energética do corpo, que é canalizada para o sistema de defesa”, reforça Awada.

Além disso, ele ressalta também a importância da atividade física, “pois um corpo condicionado fisicamente torna seu sistema de defesa 200 vezes mais competente imunologicamente falando, pela melhora da produção de fatores imunológicos anti-inflamatórios”.

Por fim, ótimos níveis de vitamina D também são critérios para uma boa imunidade. Ou seja, o famoso banho de sol é muito bem-vindo, sem extrapolar os 10 a 20 minutos diários.

O que colocar no prato para aumentar a imunidade

"Se você percebeu que sua imunidade anda baixa, uma ótima pedida é ajustar a alimentação”, pontua a nutricionista Nayara Massunaga Okazaki, mestre e doutoranda pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Ela recomenda “mais frutas, legumes e verduras, que contêm compostos bioativos e nutrientes que ajudam a manter o sistema imunológico mais saudável, além de gorduras boas do azeite e dos peixes”.

imunidade

Crédito: Craevschii Family / shutterstock

Um exemplo de refeição saudável, segundo a nutricionista, é “um prato com arroz integral, feijão, peixe grelhado e brócolis refogado ao alho”. Nos lanches, ela recomenda apostar em frutas com linhaça ou castanhas.

Confira, abaixo, alguns alimentos que ajudam na imunidade:

  • Alho: além de trazer sabor aos pratos, é rico em vitaminas A, C e E e é considerado um antibiótico natural;
  • Fontes de ácido fólico, que auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo: vegetais verde-escuros, como brócolis, couve e espinafre, além de cogumelos (shimeji e shitake), feijão e carne de fígado;
  • Fontes de antioxidantes, que ajudam a diminuir o dano celular: castanha-do-pará e cogumelos, que contêm selênio;
  • Fontes de ômega-3 e 9, que auxiliam as artérias a permanecer longe de inflamações: azeite, atum, sardinha e salmão, além de chia e linhaça;
  • Fontes de vitamina C, potente antioxidante: acerola, laranja e kiwi, além de brócolis, couve, pimentão verde/vermelho e tomate;
  • Fontes de zinco, que atua na multiplicação das células de defesa: carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico);
  • Frutas vermelhas: possuem antocianina (pigmentos vegetais), que é um importante composto bioativo;
  • Gengibre: rico em vitaminas C e B6 e com ação bactericida;
  • Oleaginosas: além de zinco, amêndoas, castanhas e nozes também são ricas em vitamina E.

Gastar bem para ter mais saúde

Às vezes, a prevenção e o cuidado diário com a bem-estar podem ser fundamentais para se manter saudável. Comprar os alimentos certos e manter uma alimentação balanceada todos os dias, investir em atividades físicas e consultar o médico frequentemente são passos importantes para evitar problemas sérios.

Nesses casos, é fundamental saber gastar bem e onde colocar seu dinheiro, para garantir longevidade e Longevidade Financeira. Adquirir um plano de saúde que cubra as suas necessidades é um investimento necessário e que pode ajudar não só a sua saúde, mas também o seu bolso. Separar uma reserva para alguma atividade física e saber onde comprar alimentos saudáveis também são dicas valiosas. 

Economizar com remédios também é fundamental

Pensar em prevenção é um passo de extrema importância, assim como é essencial saber como economizar quando o assunto é saúde. A boa notícia é saber que é possível ter mais economia e controle de gastos com passos e escolhas simples. 

Fazer uso de medicamentos também faz parte do cuidado com a saúde e, pensando nisso, o Instituto de Longevidade MAG conta com um benefício exclusivo para os seus membros: descontos em medicamentos. Sendo uma iniciativa totalmente gratuita, os inscritos no programa possuem descontos na Drogasil e Droga Raia, a maior rede de farmácias do Brasil.

Fazendo consultas médicas regularmente, praticando exercícios físicos, se alimentando bem e usando os medicamentos adequados para as suas necessidades é possível ter mais saúde e viver melhor por mais tempo. E, para isso, cuidar das finanças e assegurar uma vida longa, estável e sem preocupações, também é fundamental.

Afinal, não é possível falar sobre saúde sem falar sobre longevidade financeira.

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso aos descontos exclusivos que preparamos para você.

Botão para se cadastrar no programa Descontos em Medicamentos do Instituto de Longevidade MAG, na matéria sobre falta de vitamina D.

Leia também:

Nutricionista esclarece o que não pode faltar na alimentação de quem tem diabetes

6 sinais que a falta de vitamina D está afetando a sua saúde

Quer emagrecer? Veja como identificar o que é fome e o que é vontade de comer

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: