Após lançar o livro Etarismo, a psicóloga, professora e especialista em etarismo Fran Winandy, retorna a questionar o assunto, desta vez junto a Patrícia Santos, mestre em Administração, professora e pesquisadora dos temas Aprendizagem ao longo da vida (Lifelong Learning) e Desenvolvimento Humano e Organizacional.

As autoras elaboraram perguntas em um livro-caixinha® que propõe a reflexão sobre o preconceito de idade através do questionamento das atitudes e pensamentos do leitor e do mundo que o cerca.

Lançado pela Matrix Editora, a proposta é que as cartas sirvam de ponto de partida para uma discussão mais aprofundada, por isso o ideal é que o material seja utilizado em grupo ou como parte de dinâmicas que trabalhem o tema, mas também pode ser utilizado individualmente, caso o leitor queira repensar suas ideias acerca do etarismo.


Imagem do livro-caixinhaCrédito: Divulgação

Vamos falar de etarismo traz 100 perguntas que abordam o preconceito de idade em diferentes áreas e momentos da vida, por exemplo:

  • “Existe idade certa (e idade errada) para usar determinado tipo de roupa.” O que você acha dessa afirmação?
  • No Brasil, a idade mínima para ser presidente ou senador da República é de 35 anos. Você acha isso correto? Explique seu ponto de vista.
  • Dizer para uma mulher que ela está “bem-conservada” para a idade que tem é um elogio? Que reflexões você acha que isso pode gerar?
  • A afirmação de que os jovens lidam melhor com a tecnologia é recorrente. Qual é a sua opinião sobre isso?
  • Considerando que atualmente podemos viver muito mais, como você se planeja para que não faltem recursos financeiros na sua velhice? Explique.

Sobre as autoras

Fran Winandy é psicóloga, com MBA em Recursos Humanos e mestrado em Administração de Empresas, com certificação em Conselho Social (ESG). Atua como consultora, palestrante e professora de pós-graduação nas áreas de Recursos Humanos e Diversidade Etária, conduzindo programas de integração geracional, mentorias para a longevidade e transição de carreira. É idealizadora do blog Etarismo nas Organizações e sócia da Acalântis Services.

Redes sociais da autora

LinkedIn

Site

Instagram

Patrícia Santos é Mestre em Administração de Empresas; pesquisadora em Aprendizagem ao Longo da Vida (Lifelong Learning), Desenvolvimento Humano e Organizacional; especialista em Gestão de Negócios; professora e proprietária da consultoria www.reflexaoedesenvolvimento.com

Redes sociais da autora

LinkedIn

Site

Instagram

Sobre a Matrix Editora

Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país com quase mil títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e, também, são comercializados no site www.matrixeditora.com.br.

Conteúdo divulgado por LC – AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: