Mesmo durante o isolamento forçado pelo coronavírus, é importante não se esquecer de manter o cabelo sempre limpo e bem higienizado. Seguir essa rotina de autocuidado não significa apenas vaidade. Também é uma forma de ajudar a manter a Covid-19 longe do seu organismo.

Cabelo limpo evita a contaminação pelo coronavírus?

De acordo Álvaro Pereira, angiologista e especialista em queda capilar e fortalecimento dos fios, o vírus é protegido por uma cápsula oleosa. Por isso, consegue aderir melhor às superfícies que se assemelham a essa textura, como o cabelo e a barba. “Não só adere, como também sobrevive por mais tempo nesses locais”, comenta. 

Por exemplo, imagine duas pessoas em um mesmo ambiente: uma saudável e outra contaminada pela Covid-19. Pereira explica que, nessa situação, o vírus pode ser transmitido por meio das gotículas respiratórias. Elas podem ser expelidas pelo espirro ou pela tosse da pessoa contaminada. Quando se espalham pelo ar, carregam o vírus, que se fixa com mais facilidade nos cabelos da pessoa saudável. 

De acordo com o Medscape (plataforma online que oferece informações médicas), o coronavírus se mantém vivo por períodos de tempo diferentes. Esse tempo varia sempre de acordo com a superfície onde se encontra. No caso dos cabelos, estima-se que ele sobreviva por cerca de seis horas. “Ou seja, os fios facilitam a transmissão do vírus se não forem higienizados com frequência”, aponta o médico.

Como fazer a correta higienização do seu cabelo

“A medida recomendada é lavar o cabelo e o rosto com maior frequência”, diz Pereira. “Neste período de pandemia e de maior proliferação do coronavírus, o ideal é que a higienização dos fios seja realizada diariamente”.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Para potencializar a limpeza dos fios, o angiologista recomenda o uso de shampoos e condicionadores antiqueda. Eles ajudam a prevenir a queda e o envelhecimento dos fios.

“Outra recomendação é evitar o contato frequente das mãos aos fios”, afirma. Mesmo que os cabelos tenham sido higienizados e estejam limpos, uma mão que tenha tocado objetos contaminados (como a maçaneta da porta) pode facilitar a transmissão o vírus.

Mitos e verdades sobre cuidados necessários com os fios

Prender o cabelo ajuda a evitar a transmissão do vírus?

“Prender os cabelos ou utilizar tiaras e arcos pode ser satisfatório, mas não diminui a possibilidade de transmissão do vírus”. Para Pereira, a higienização diária dos fios é mais eficaz para conter o avanço da contaminação pelo coronavírus do que prendê-los. Porém, manter os fios presos é uma boa estratégia para evitar levar as mãos ao rosto. Afinal, muitas vezes, com os cabelos soltos, usamos as mãos para ajustá-los. Assim, se as mãos estiverem contaminadas, podem acabar levando o vírus para as vias de entrada do corpo.

É preciso tirar a barba?

Assim como o cabelo, os fios da barba também facilitam a fixação do vírus. Nesse sentido, o médico afirma que é importnate mantê-la sempre muito bem higienizada. 

Há outro motivo que faz com que a remoção da barba seja recomendada. É que os pelos no rosto impedem a vedação completa das máscaras faciais. Com isso, a eficácia da máscara pode ser comprometida. 


Para receber notícias sobre o coronavírus em primeira mão, cadastre-se no formulário abaixo.

Coronavírus: cadastre o seu e-mail e receba notícias

Tenha as últimas notícias sobre as medidas de contenção e prevenção, número de casos, tratamento e muito mais. Juntos, podemos virar este jogo! Cadastre-se agora.

Livro




Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: