Máscara facial que dispensa os movimentos circulares com as mãos durante a aplicação. Creme antirressaca. Perfume em espuma com ação hidratante. Esses são alguns exemplos do futuro dos cosméticos, especialmente dermo e nutricosméticos, e que foram apresentados a farmácias de manipulação no 14º Congresso Consulfarma, de 11 a 13 de julho, em São Paulo.

E há novidades na área de produtos para a pele madura, segundo o farmacêutico Lucas Portilho, diretor científico da Consulfarma e pesquisador em fotoproteção na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). “Dentre as principais, destaco o creme anti-wifi, o cosmético drone e o laboratório cosmético”, destaca (leia mais abaixo). “Temos uma grande quantidade de produtos, que já são uma realidade e que poderão ser encontrados em farmácias de manipulação logo após o congresso”, diz ele. Outros, no entanto, ainda estão em fase de prototipagem.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


As fórmulas, segundo ele, podem ser prescritas por médicos ou farmacêuticos. Quanto ao preço dessas novidades, ele adianta: “As farmácias de manipulação têm a vantagem de reduzir o custo do produto, então essas inovações são mais acessíveis”.

Confira, a seguir, 21 produtos apresentados no evento.

Cosmético drone 

cosméticos

Produto desenvolvido para combater a queda capilar, que tem sistema avançado de entrega de ativos. Com essa tecnologia, garantida por lipossomas, há o aumento da penetração do ativo e de sua biodisponibilidade, proporcionando efetividade no tratamento e liberação controlada e específica da solução.

Laboratório Cosmético Creative Cosmetics

cosméticos

É um kit composto por um creme (base) e seis conta-gotas. Cada um tem funções distintas, para atuar em manchas, rugas, olheiras, flacidez, renovação celular e glicação do colágeno. A formulação do creme é feita em casa, com a mistura de uma pequena dose do creme inserida a uma ou duas gotas do conta-gotas.

Creme anti-wifi 

cosméticos


Pesquisadores defendem que a poluição eletromagnética, causada pelo excesso de ondas emitidas por antenas, celulares e equipamentos eletrônicos, deixa a pele mais suscetível a agressores ambientais. O creme, lançado na feira francesa In Cosmetics, traz um blend de beta caroteno associado com óleos vegetais, que têm alta capacidade antioxidante e oferecem proteção contra esse tipo de ação na cútis.

Post cosmetics 

cosméticos


Em formato de pequenas folhas de papel, o produto foi elaborado para oferecer praticidade e baixo impacto ambiental, além de lembrar do cuidado diário com a pele. A linha utiliza 60% menos água comparado com um produto convencional, não tem conservantes e pode ser levada na bolsa, já que vem em estojo contendo “folhas” para limpeza, hidratação, esfoliação e remoção de maquiagem.

Perfume em espuma 

cosméticos

Não contém álcool e possui ingredientes que garantem hidratação por 24 horas e efeito antipoluição.

Borracha para apagar maquiagem 

cosméticos


Com formato retrô, remove pigmentos de base, batom e outros cosméticos do rosto.

Sabonete para o fígado 

cosméticos


Em forma de sabonete, esse chocolate sem açúcar vem com um ativo que promete limpar e recuperar as funções do fígado, agindo contra a inflamação. É indicado como protetor hepático, para ser usado antes de exageros na alimentação.

Champanhe antiestresse efervescente

cosméticos


O nutricosmético colabora para regular o estresse. Para isso, conta com o ativo Modulip, que age controlando o cortisol, um hormônio liberado pelo organismo em momentos de pressão e de tomadas de decisão.

Creme antirressaca 

cosméticos


Formulado com um peptídeo e uma taurina vegetal, deve ser aplicado antes de sair para uma noitada. Esses ativos ajudariam a diminuir o inchaço da pele, conferindo aumento de 7% do fluxo sanguíneo cutâneo e diminuindo em 16,9% as bolsas nos olhos.

Chip capilar 

cosméticos

A função do produto é detectar, em um teste genético, os genes envolvidos em alterações capilares, como queda intensa, calvície e caspa. Os resultados podem ser utilizados por dermatologista para a prescrição de ativos.

Gloss e batom antiacne 

cosméticos


Esses itens para os lábios são formulados com probióticos que, em contato com a pele, começam a se proliferar pelo rosto. E passam a interagir com as bactérias responsáveis pela formação da acne.

Máscara borbulhante 

cosméticos


À primeira vista, ela se parece com um gel. Ao ser aplicada na pele, começa a formar uma espuma com bolhas de ar. Tem carvão ativado, que ajuda a remover a oleosidade excessiva.

Kit arroz e feijão

cosméticos

Esses dois alimentos são usados nas fórmulas de dois produtos: um esfoliante de arroz corporal e facial; um hidratante; e um creme anti-idade de arroz e feijão, que traz os dois extratos para ação antienvelhecimento.

Caneta crescimento de sobrancelhas 

cosméticos

Tem dupla função: cobre falhas na sobrancelha e facilita a aplicação de uma associação de ativos que estimulam o crescimento dos fios.

Kit água sabor saúde

cosméticos

São três garrafinhas que vêm com águas saborizadas e ingredientes funcionais, características dos nutricosméticos: de maracujá com In.Cell (ativo que repõe nutrientes, estimula colágeno e ajuda no crescimento capilar); de uva com Slim Green Coffee (ativo termogênico que ajuda na aceleração do metabolismo e emagrecimento); e de tangerina com Glycoxil (antiglicante capaz de reverter os malefícios do açúcar na pele).

Linha de chocolates Selfish 

cosméticos

Nutricosméticos formulados com ativos com funções variadas: para energizar corpo e pele (com Bio-Arct), para reduzir o estresse (com Modulip GC, que atua na modulação do cortisol), para proteger a cartilagem (com Osteosil), para oferecer efeito lifting e rejuvenescedor da pele (com Exsynutriment), para fazer detox do fígado e da pele (com Desmovit e Glycoxil) e para ação termogênica (com Slim Green Coffee).

Filtro solar Dose Certa 


A embalagem, ao ser acionada, libera a quantidade de produto necessária para a proteção da pele. Acompanha uma balança, para conferir se a dose da loção está correta.

Batom de whey protein 

cosméticos


O queridinho das academias vai para a formulação de produto para os lábios. Na boca, forma um filme protetor e hidratante, que reforça a barreira da pele e oferece sensação de preenchimento.

Venda antiolheiras e antirrugas 

cosméticos


Mantém a função-padrão, de vedar a claridade, permitindo uma noite relaxante de sono. É composta ainda por uma tecnologia de silicones que impede a formação de rugas durante o descansar.

Maquiagem para cabelo branco em pincel 

cosméticos


Ok, os produtos para retoque de raiz já ganharam as prateleiras das farmácias. Mas, em geral, são em spray, que mancham o couro cabeludo e áreas como orelhas e testa. Desta vez, a aposta é um item de aplicação em pincel, que evitaria que a tinta atingisse regiões não desejadas.

Spray para diminuir estresse e ansiedade 

cosméticos

Na formulação, é usada a pinetonina, um composto 100% natural, derivado de óleos essenciais, que reduz sintomas de estresse e ansiedade e melhora a qualidade do sono. Vem em forma de spray para ser usado no nariz, aumentando a rapidez e a eficácia do produto.

Compartilhe com seus amigos