Uma vida a dois é mais do que apenas morar na mesma casa: significa compartilhar o presente sem esquecer do amanhã, sonhar o sonho de quem se ama, correr a vida de mãos dadas e se redescobrir a cada nova manhã.

Grandiosidades à parte, amar, cuidar e querer bem também devem se fazer presentes no dia a dia. Como na hora de escolher um filme depois de um dia de trabalho, levar o cachorro para passear todo dia de manhã, decidir quem vai cozinhar e quem vai lavar a louça e até mesmo na hora pagar as contas do mês. Ou seja, aquelas simplicidades que preenchem e enriquecem a vida.

Para o observador mais atento, todas essas significações não passam despercebidas quando em vista do casal Cid Moreira e Fátima Sampaio. Um toque no ombro, um sorriso aberto, o olhar sempre em busca do outro. Cid e Fátima não escondem (e por que deveriam?) o afeto que nutrem um pelo outro, demonstrado sempre no gesto mais simples ou numa palavra de carinho.

Cid Moreira e Fátima Sampaio sentados juntos no sofá em sua casa.

Crédito: Carlos Leandro

Apaixonados há mais de 20 anos, os dois hoje compartilham a vida em um apartamento em Petrópolis. Entre os vários projetos profissionais, os dois também se veem unidos por outras paixões, como fazer uma viagem ou assistir a uma série no fim do dia.

Em conversa com o Instituto de Longevidade MAG, Cid e Fátima mostraram um lado que nem sempre chega ao público: a primeira troca de olhares, a parceria no trabalho, o cuidado que um tem com o outro dentro de casa e tudo aquilo que faz parte da história do casal.

Confira abaixo.

Instituto de Longevidade MAG

Como vocês se conheceram?

Cid Moreira

Bem, este é o meu quarto casamento. Assim que meu terceiro casamento terminou, surgiu um convite para participar de um torneio de tênis no Ceará. E aí eu fui, e a Fátima era repórter de um jornal lá. Fizeram um evento para a abertura do torneio, com um jantar, e nos conhecemos assim. Ela veio falar comigo, só que na hora não prestei tanta atenção pois estava com meus colegas na mesa, mas acabamos marcando uma entrevista para o dia seguinte. Nos encontramos para a entrevista e a conversa fluiu tanto, que a convidei para tomar um champanhe comigo. No final, ela gostou tanto da entrevista, que continua me entrevistando até hoje.

Fátima Sampaio

Entrevistando, né?

ILMAG

E como vocês fizeram quando o torneio terminou?

Fátima

Na época, eu morava em Fortaleza, no Ceará, e ele aqui no Rio. Eu nasci em Mariana, Minas Gerais, mas trabalhava em Fortaleza. E eu perguntei a ele: “Cid, como a gente vai se conhecer melhor? O Rio é muito longe”.

Nessa época, a Globo estava começando a se interessar pela internet, e o Cid precisava de ajuda para criar um site sobre a terceira idade e outros assuntos, então me mandou uma mensagem. E eu pensei: “Nossa, mas tem tanto jornalista por lá, né? Por que eu?”. Eu aceitei e fiz um modelo de protótipo para ele em 15 dias.

Logo depois, ele voltou a Fortaleza para outro evento, entrou em contato comigo e a gente acabou se conhecendo mais. “Ó, eu tenho que dar um jeito da gente ficar junto”, ele me disse um dia.

ILMAG

E ele deu um jeito?

Fátima

Sim! Bem, eu tenho um problema no pé, tive uma febre reumática quando criança, e por isso andava torta, na lateral. Eu não podia cuidar na época, porque fiquei órfã muito cedo e tinha que trabalhar. E, um dia, o Cid chegou para mim e disse: “Olha, eu estava pensando, você podia cuidar dos seus pés lá no Rio. E enquanto você se cuida, a gente se conhece melhor”.

E eu vim! Vim, me encontrei com o médico e ele me disse que dava pra corrigir o problema, mas eu teria que fazer várias cirurgias e que o processo poderia ser longo. No final, foram quase cinco anos e seis cirurgias no total, mas deu tudo certo, pois o Cid cuidou de mim nesse período todo, na casa dele. E enquanto eu me recuperava das cirurgias, eu trabalhava para ele. Então tudo foi muito emocionante, pois nos conhecemos, nos apaixonamos e nos casamos.

ILMAG

Como é o seu relacionamento hoje?

Fátima

É de extrema confiança e de extremo carinho.

ILMAG

Já percebi que vocês têm muitos projetos juntos e gostam bastante do que fazem, né? Como é essa dinâmica?

Cid

Eu fico o dia todo gravando. Agora estou me dedicando a ler a Bíblia toda e continuo divulgando o meu trabalho. Além disso, tenho uma rádio e já estou formando uma cadeia de arte. E o meu dia é assim: gravo para o Instagram, gravo para o YouTube, gravo as poesias e os textos para a rádio.

Fátima

O trabalho é a paixão dele, né? Ele está o tempo todo aqui, pesquisando no Google. Ele tem uma relação muito tranquila com a internet.

Cid

E a gente faz muita coisa juntos. Ela é a minha diretora.

Fátima

A gente escreve juntos e dou sugestões também.

ILMAG

Como é um dia normal para vocês?

Cid

Além do trabalho, eu gosto muito de sentar aqui no escritório e estudar poemas, que é algo difícil, pois exige muita interpretação. Gosto de descobrir por que o autor escreveu daquele jeito, cada detalhe… Me deixa bem feliz. Quando vejo, já acabou o dia.

Ah, também gostamos muito de jogar tranca com amigos mais próximos. É uma forma da gente se divertir e relaxar de uma forma quietinha.

Fátima

É, nossa casa é o santuário dele.

ILMAG

O que você mais gosta na Fátima, Cid?

Cid

Essa positividade toda e essa disponibilidade. Se eu quero algo, ela dá um jeito de conseguir para mim.

ILMAG

E você, Fátima? O que mais gosta no Cid?

Fátima

Esse profissionalismo absurdo, sabe? Essa busca pela perfeição, acho uma coisa maravilhosa. Até mesmo para ajudar os outros, é com o mesmo profissionalismo, como se estivesse na bancada do jornal. É inspirador.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: