A partir do próximo domingo (23), você poderá receber uma mensagem estranha no seu celular, enviada pelo telefone 2828. O número é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que iniciará uma campanha em dez estados brasileiros para bloquear celulares irregulares, aparelhos adulterados, roubados, extraviados e não certificados pela agência.

A medida atingirá os usuários de celulares dos estados do Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins. Para saber se seu celular é certificado, verifique a existência do selo da Anatel no verso da bateria do aparelho e também no carregador. Caso não haja o selo, a probabilidade de o seu celular ser roubado ou com IMEI (do inglês International Mobile Equipment Identity, é o número de identificação do celular´) adulterado é bem grande.


O Instituto de Longevidade oferece cursos de requalificação gratuitos para quem deseja se manter atualizado para o mercado de trabalho. Clique aqui e saiba mais. 


Para saber se o número do IMEI do seu celular é original, digite *#06#. A numeração que aparecer na tela do celular deverá coincidir com a que consta na caixa do aparelho. O processo será o mesmo para celulares comprados no exterior.

No dia 22 de fevereiro deste ano, a Anatel realizou a mesma ação nos estados de Goiás e do Distrito Federal, com bloqueios a partir do dia 9 de maio. Em dois meses de campanha, aproximadamente 42 mil acessos de telefonia móvel/internet móvel foram bloqueados por irregularidades.

Veja abaixo o conteúdo das mensagens

A partir do dia 23 de setembro, usuários de aparelhos irregulares receberão a seguinte mensagem: “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias. Acesse www.anatel.gov.br/celularlegal”

Na véspera do bloqueio, previsto para o dia 8 de dezembro, os usuários de aparelhos irregulares receberão a seguinte mensagem: “Operadora avisa: Este celular IMEI XXXXX é irregular e deixará de funcionar nas redes celulares. Acesse www.anatel.gov.br/celularlegal”

Leia também

Celular pode explodir quando ligado à tomada: verdade ou mito?

Conheça 7 hábitos para garantir sua segurança na internet

Compartilhe com seus amigos