O Japão é um dos países mais longevos do mundo e tudo se dá pelos hábitos saudáveis que os japoneses praticam. O cuidado com a alimentação é um deles. A nutricionista Michiko Tomioka acredita que a boa nutrição faz parte de uma alimentação saudável. Por esse motivo, ela indicou uma lista de alimentos que não devem ser consumidos caso se queira viver mais.

Na lista, a nutricionista, que é especialista em longevidade, elencou seis alimentos que não devem ser consumidos. Sua perspectiva é baseada na experiência que teve ao morar nos EUA. Com isso, ela conseguiu identificar alguns malefícios de certos alimentos. Segundo Tomioka:

“Quando me mudei para os Estados Unidos, experimentei uma variedade de dietas americanas populares e tendências alimentares. Mas meu corpo não respondeu bem a muito disso. Agora, como nutricionista, minha abordagem se concentra principalmente nos hábitos alimentares japoneses.”

Veja abaixo a lista dos alimentos que não devem ser consumidos caso você queira viver mais e com saúde.

Cozinheiro profissional fritando carne bovina na panela na cozinha do restaurante. Imagem para ilustrar a matéria sobre alimentos que não devem ser consumidos. Crédito: Hurricanehank/Shutterstock

Veja a lista dos alimentos que não devem ser consumidos

1. Cachorro-quente

No Brasil, o modo de preparo do cachorro-quente pode variar bastante dependendo da região. No geral, é uma combinação de pão, salsicha e diversos tipos de recheios.

No entanto, a nutricionista esclarece que esses alimentos são carregados de sal e gorduras saturadas, podendo elevar o risco de desenvolver certos tipos de câncer, como o colorretal e o de mama.

“Quando quero algo rico em proteínas, mas com pouco sal e conservantes, opto pelo tofu. Também adoro bolinhos de arroz multigrãos com atum envolto em algas marinhas, que contém minerais importantes como ferro, cálcio, ácido fólico e magnésio”, completa.

2. Hambúrguer

Segundo Tomioka , os hambúrgueres de fast food são carregados de sal, gorduras trans e gorduras saturadas. Dependendo do nível de consumo, podem elevar os níveis do colesterol "ruim", conhecido como LDL, no sangue. Da mesma forma que no caso do cachorro-quente, ela opta por hambúrgueres de tofu, que, segundo ela, são "surpreendentemente saborosos".

“Gosto de colocar um hambúrguer de tofu em um bolinho de arroz integral crocante, coberto com um pouco de edamame. É uma escolha econômica e ecologicamente correta”, fala.

3. Refrigerantes

O terceiro item da lista dos alimentos que não devem ser consumidos pode ser uma bebida muito perigosa. Isso porque consumir diariamente refrigerantes açucarados pode aumentar significativamente o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

A nutricionista recomenda substituir por opções refrescantes e com baixo teor calórico, como os chás. Considerando a sua cultura japonesa, sua recomendação é a substituição pelo chá verde.

4. Cereais açucarados

Segundo Tamioka, esses cereais são considerados vilões significativos. Isso ocorre devido ao alto teor de açúcar, que pode contribuir para problemas futuros como pressão arterial elevada, ganho de peso, aumento da inflamação e diabetes.

5. Queijo cremoso

Os laticínios são excelentes fontes de cálcio e proteína. Porém, nem todos os queijos oferecem os máximos benefícios para a saúde. Tamioka, por exemplo, evita o cream cheese, pois as "marcas mais populares fornecem apenas cerca de cinco gramas de proteína. E uma única colher pode conter até 27 miligramas de colesterol".

Sua alternativa é uma pasta feita com farinha de soja e gergelim.

6. Doces

O sexto item da lista dos alimentos que não devem ser consumidos são muito amados, mas podem ser problemáticos. A especialista assegura que nem todos os doces precisam ser eliminados, porém destaca que aqueles com elevado teor de açúcar e ricos em amido de milho podem ser prejudiciais ao coração e ao cérebro.

Por outro lado, ela ressalta que os chocolates amargos são recomendados na dieta, já que possuem antioxidantes que combatem diversas doenças.

Ela diz que, para satisfazer seus desejos doces, come pudim de semente de chia com mel ou xarope de agave, banana congelada ou chocolate amargo sem açúcar. “Claro, um pequeno pedaço de bolo com os amigos é perfeitamente aceitável em ocasiões especiais”, completa.


Você sabia que com o Programa de Benefícios ViverMais é possível ter consultas online com nutricionistas? 

Com o ViverMais, os associados contam com atendimento 24 horas para emergências, análise de sintomas e outros tipos de consultas por telefone ou vídeo chamada.

Além disso, médicos estão disponíveis para dar uma segunda opinião, novo diagnóstico ou ajudar em protocolos de tratamento de doença grave.

Torne-se um associado e tenha esses e outros benefícios na palma de suas mãos.

Botão escrito Aderir ao Programa ViverMais 

Leia também:

Alimentação depois dos 50 anos exige reforço de nutrientes

Imunidade em baixa? Descubra os alimentos essenciais para fortalecer seu organismo

Conservação de alimentos pode ajudar na hora de economizar: especialistas mostram como fazer

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: