Estudos científicos estão cada vez mais buscando insumos nas práticas de saúde integrativa. Diversos estudos mostram que a prática de yoga para a longevidade feminina se mostra altamente relevante. Pesquisas recentes mostram que a atividade vai além do relaxamento e se torna uma aliada importante na manutenção da qualidade de vida de mulheres, especialmente durante a perimenopausa e a pós-menopausa.
A prática regular traz benefícios que envolvem corpo e mente. E, com isso, muitas mulheres relatam ganhos significativos em bem-estar, vitalidade e equilíbrio emocional.
"A prática de Yoga tem proporcionado um ganho significativo em minha qualidade de vida, ampliando especialmente o autoconhecimento e o autocontrole. As aulas são verdadeiras experiências e proporcionam aprendizagens que se estendem para a vida em seus múltiplos aspectos", disse Eliane Frossard ao portal Terra. Aos 73 anos, ela é praticante da modalidade.
Estudos reforçam benefícios do yoga para a longevidade feminina
O impacto do yoga para a longevidade feminina tem sido analisado em publicações médicas de renome. Um estudo do The Journal of the Menopause Society revisou 11 ensaios clínicos randomizados, envolvendo 1.005 participantes. Os resultados indicam que programas de exercícios mente e corpo, como o yoga, podem ajudar mulheres na transição da menopausa.
Muitas enfrentam a aceleração da perda óssea, o que aumenta o risco de osteoporose. O yoga atua com estímulos nos músculos esqueléticos, regulando a densidade óssea e contribuindo para a saúde estrutural.
Outro ponto destacado na pesquisa é o aumento dos níveis de melatonina e do neurotransmissor GABA. A melatonina é essencial para o sono reparador, enquanto o GABA favorece o equilíbrio do sistema nervoso, melhorando os padrões de descanso noturno.
Esses aspectos tornam o yoga uma prática capaz de mitigar efeitos comuns da menopausa, como insônia, estresse e perda de massa óssea.
Crédito: PeopleImages.com - Yuri A/Shutterstock
Yoga para a longevidade feminina e qualidade de vida
Além dos estudos científicos, especialistas em saúde também destacam os efeitos positivos do yoga para a longevidade feminina. A profissional de educação física da Total Pass, Ana Carolina Matos, explicou ao Terra que a prática vai além da atividade física convencional.
"O yoga é uma prática que busca envolver a respiração, a meditação e o controle do corpo. Existem diferentes tipos de Yoga, alguns mais focados em relaxamento e alongamento e outros em equilíbrio e força", afirmou.
Essa diversidade de modalidades permite que cada mulher encontre a abordagem que melhor se adapta ao seu momento de vida. Seja para promover relaxamento, aumentar a força ou estimular o equilíbrio, o yoga se mostra uma ferramenta versátil para o envelhecimento saudável.
Os principais benefícios do yoga para mulheres
Entre os ganhos mais apontados por especialistas e praticantes estão:
-
Melhora da densidade óssea e prevenção da osteoporose.
-
Aumento da qualidade do sono com estímulo de melatonina e GABA.
-
Redução do estresse e maior equilíbrio emocional.
-
Ampliação do autoconhecimento e do autocontrole.
-
Promoção de bem-estar físico e mental em diferentes fases da vida.
A soma desses fatores reforça o papel do yoga como prática preventiva e promotora de longevidade. A adesão contínua ajuda a enfrentar as transformações hormonais com mais equilíbrio e vitalidade, favorecendo o envelhecimento ativo.
Quer ter acesso a uma série de benefícios para viver com mais qualidade de vida? Torne-se um associado do Instituto de Longevidade MAG e tenha acesso a Tele Saúde, descontos em medicamentos, Seguro de Vida, assistência residencial e outros benefícios.
Fale com nossos consultores e saiba mais!
Leia também:
150 minutos de atividade física por semana podem melhorar a saúde e a longevidade
Brasileiros não praticam atividade física, apontam pesquisas
Musculação faz bem para o cérebro de pessoas idosas, aponta pesquisa