A saúde do cérebro é um dos fatores capazes de evitar diversos problemas neurológicos em pessoas idosas. Um estudo feito por psicólogos da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, mostrou que idosos que praticam exercícios aeróbicos e de musculação possuem um cérebro mais saudável em comparação aos sedentários.

A pesquisa, publicada na revista GeroScience, aponta diversas vantagens da prática de atividades aeróbicas e da musculação. Entre elas, a agilidade no raciocínio e a capacidade de mudar ou adaptar o pensamento. Benefícios que podem ser vistos nas funções cognitivas de pessoas idosas.

Segundo os autores da pesquisa, Brian Ho e Ronald Cohen, “as descobertas não só oferecem esperança para um envelhecimento saudável, como também apresentam uma abordagem prática para manter ou mesmo melhorar a saúde cognitiva nas últimas décadas de vida”.

Idosos que praticam musculação e exercícios físicos têm cérebro mais saudável

A pesquisa foi feita com a avaliação da função cognitiva de 184 idosos saudáveis. Os participantes tinham entre 85 e 99 anos e foram submetidos a diversos testes cognitivos. Além disso, foi necessário que eles detalhassem seus hábitos de atividades físicas.

Aproximadamente 70% dos idosos participantes indicaram já praticar algum exercício físico antes da pesquisa.

Aqueles que praticavam exercícios aeróbicos, como natação, ciclismo ou atividades de força, apresentaram melhor desempenho cognitivo. Independentemente da intensidade ou duração dos exercícios, os resultados foram positivos.

Os que praticavam exercícios cardiovasculares e de força, como a musculação, tiveram um desempenho ainda melhor em algumas atividades cognitivas. Por exemplo, em atividades específicas, como a codificação de símbolos, os voluntários demonstraram melhor entendimento das situações.

A conclusão dos autores do estudo foi que “os resultados não são apenas números. Eles representam habilidades de pensamento do mundo real que podem afetar a qualidade de vida daqueles que estão entrando na idade dourada”.

Um homem asiátivo com cerca de 40 anos fazendo musculação ao levantar um peso de mão. Crédito: aslysun/Shutterstock

Como obter massa muscular durante o processo de envelhecimento?

Conseguir massa muscular, com o envelhecimento, pode ser um tanto desafiador. Isso porque, após completar 40 anos, ocorre uma redução na produção hormonal e no tônus muscular, enquanto o acúmulo de gordura aumenta. Com isso, pessoas mais velhas podem enfrentar maiores dificuldades ao iniciar atividades físicas, especialmente se tiverem um histórico de sedentarismo.

Porém aumentar a massa muscular não é algo impossível. A combinação de bons hábitos alimentares e musculação pode proporcionar o ganho de massa magra. O acompanhamento de profissionais de educação física e nutrição é um fator importante para obter bons resultados. Além da supervisão, a orientação profissional auxilia nas necessidades individuais, sempre respeitando os limites do corpo.

Além do aumento da capacidade cardiorrespiratória e da promoção de bem-estar, as atividades físicas e a musculação ainda ajudam a evitar diversos problemas de saúde.

Por isso, adotar uma rotina saudável pode iniciar um ciclo positivo, no qual os níveis hormonais se elevam. Dessa forma, o corpo adquire massa magra e o indivíduo experimenta maior disposição.

O consumo adequado de proteínas também desempenha um papel essencial no desenvolvimento da massa muscular. Para alcançar esse objetivo, é preciso ajustar a ingestão desse nutriente ao longo do dia. Sempre com o acompanhamento nutricional adequado.

A hidratação é igualmente fundamental para quem busca tonificar o corpo. Além dos diversos benefícios associados à água, as fibras musculares são compostas por 75% a 85% desse líquido vital.


Para começar a musculação, é preciso determinados cuidados. Dessa forma, é possível evitar lesões e diversos outros problemas. Com o Programa de Benefícios ViverMais, exclusivo do Instituto de Longevidade, os associados contam com suporte de profissionais de nutrição e de educação física. As consultas podem ser feitas por telefone ou vídeo chamada. Além disso, associados ainda possuem atendimento 24 horas para emergências

Torne-se um associado e tenha esses e outros benefícios na palma de suas mãos. 

Botão escrito Aderir ao Programa ViverMais

Leia também:

Pilares para envelhecer bem: conheça três fundamentos para viver melhor

Solidão entre pessoas idosas é um risco para a saúde; aponta pesquisa

Hábitos saudáveis para viver mais: estudo aponta 8 dicas para ter mais 24 anos de vida

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: