Em 1940, a expectativa de vida do brasileiro era de 45,5 anos. Agora, em 2023, ela atingiu 76,2 anos. Além disso, estima-se que até 2100 a expectativa de vida chegue a 88,2 anos. Esses dados, da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a população brasileira está envelhecendo. Para que isso aconteça com qualidade de vida, é preciso planejar a longevidade com pilares para envelhecer bem.

A médica geriatra Louise Montesanti, em entrevista ao Globo, diz que existem três pilares para envelhecer bem. Vale ressaltar que esses princípios não se restringem exclusivamente aos idosos. Eles devem ser adotados também por jovens. Quanto mais cedo se iniciar, melhores serão os resultados.

Um senhor mais velho fazendo musculação com uma fisioterapeuta dando suporte. Imagem para ilustrar os pilares para envelhecer bem. Crédito: PeopleImages.com - Yuri A/Shutterstock

Três pilares para envelhecer bem

Os três pilares para envelhecer bem são práticas que podem proporcionar autonomia, funcionalidade e bem-estar. Ou seja, um processo de envelhecimento bem sucedido. São eles:

Prática regular de atividade física

Os exercícios físicos atuam ativando o metabolismo, o ganho de massa muscular e também proporcionam o aumento da imunidade. Dessa forma é possível melhorar a mobilidade, regular a temperatura corporal e prevenir a demência. A prática regular de exercícios fortalece o corpo, o que impacta diretamente no próximo pilar.

Prevenção de quedas

Para evitar quedas, é fundamental possuir um corpo com maior força muscular. Além disso, é necessário comunicar qualquer incidente de queda, tropeço ou escorregão aos médicos. Isso porque uma queda pode ser um simples acidente ou estar relacionada a questões mais complexas, como o uso de certos medicamentos.

Por esse motivo, a médica enfatiza a relevância de treinamento aprimorado para os profissionais de saúde, capacitando-os a desempenhar um papel mais eficaz na prevenção de quedas.

Prevenção e tratamento da depressão

É fundamental compreender que a presença de desânimo, apatia e o isolamento social em uma pessoa idosa não devem ser considerados como algo normal. Normalizar isso mascaraa problemas como a depressão, por exemplo. Algo que pode se transformar em um fator de risco para o desenvolvimento de demência e Alzheimer.

No final das contas, a prática de atividade física está totalmente relacionada aos outros pilares para envelhecer bem. Isso se deve ao fato de que ela desempenha um papel na melhoria da mobilidade e no bem-estar. O que também contribui para a prevenção de quedas e a redução do risco de depressão.

E quando se trata do tratamento da depressão, é imprescindível contar com supervisão médica, que pode incluir terapia cognitivo-comportamental e, se necessário, o uso de medicamentos. Além disso, para todos os três pilares para envelhecer bem, é fundamental contar com o acompanhamento de profissionais de saúde, garantindo a prática adequada de exercícios, a prevenção de quedas e o tratamento da depressão.


Quer ter um envelhecimento com saúde e serviços que te ajudam a ter mais longevidade? Então conheça o Programa de Benefícios ViverMais. O ViverMais contam com nove serviços para proporcionar mais qualidade de vida para pessoas aposentados, pensionistas e pessoas entre 60 a 75 anos.

A lista de serviços inclui descontos em medicamentos, teleconsulta, seguro de vida, atendimento INSS, entre outros. Se você deseja ter mais saúde, mais economia e mais serviços para a sua qualidade de vida, torne-se um associado do Programa de Benefícios ViverMais.
Botão escrito Aderir ao Programa ViverMais

Leia também:

Tele Saúde e Segunda opinião médica estão entre os benefícios do Programa ViverMais

Seguro de vida e assistência funeral: benefícios do Programa ViverMais garantem proteção para sua família

Descontos em Medicamentos: conheça o benefício que integra o programa ViverMais

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: