Uma das frases milenares sobre saúde é “Mens Sana in Corpore Sano”, retirada do poema de Decimo Júnio Juvenal, que viveu no Século II dC. A frase significa: “Mente sã em corpo são” e, para nós que passamos dos 50 anos, ela é importante no sentido de mantermos nossas atividades físicas para manter uma vida saudável e envelhecer com saúde.
Crédito: PeopleImages.com - Yuri A/Shutterstock
Idade, mobilidade e saúde
Uma surpresa recente do mês é o e-book que o jornal Estadão lançou: "Envelhecer com saúde". Ele trata de estratégias eficazes para manter o corpo em movimento e a mente ativa com o passar dos anos.
O e-book é uma compilação de diversos artigos publicados e é bem estruturado. Eu recomendo que leia, compartilhe com seus amigos e até com seu personal trainer se tiver um. Aproveite e comente se achar algo que foi especialmente útil a você.
Alguns pontos tratados pelo ebook para quem quer envelhecer com saúde
Para aguçar sua curiosidade, separei alguns pontos tratados pelo ebook sobre o processo de envelhecer com saúde. Tratam-se de hábitos que todos devemos adotar para que os anos de vida sejam anos saudáveis e que são explorados em detalhes na publicação. Confira:
- Comer alimentos com alto teor de antioxidantes, polifenois e ácidos graxos ômega-3. Por exemplo, frutas vermelhas, grãos integrais e peixes.
- Fazer atividade física, que é importante para manter o corpo em movimento, além das funções cognitivas.
- Ser mais sociável, pois isso ajuda nas funções cerebrais.
- Aprender coisas novas para exercitar e desafiar a memória.
- Dormir bem para melhorar a memória.
Para ler o ebook, acesse o link: https://assets.estadao.com.br/pdf/e-book-saude.pdf
Se você quer envelhecer com saúde e longevidade, conheça o Programa ViverMais! Com diversos benefícios, a iniciativa, exclusiva do Instituto de Longevidade, conta com clínica online 24h, descontos em medicamentos, seguro de vida, além de diversas outras vantagens. Ou seja, um pacote completo para garantir mais qualidade de vida, com uma mensalidade que cabe no seu bolso!
Se você tem 50 anos ou mais, é aposentado ou pensionista, o Programa ViverMais é para você! Acesse o site ou converse com nossos consultores para saber mais!
Leia também:
Saúde cerebral, alimentação adequada e uma vida longa:entenda a relação
Melhorar a saúde mental depois dos 60 é possível: veja 10 dicas
A importância da natureza para a saúde dos idosos; entenda novo estudo