Com a flexibilização da quarentena em grande parte do país e a gradual reabertura das academias, alguns alunos já voltam a frequentar as aulas e retomar as atividades físicas. Se por um lado a prática é positiva para a saúde, por outro, além dos cuidados com o contágio pelo novo coronavírus, também é preciso ter cautela com os exercícios físicos.
Em um cenário ideal, a população deveria manter no confinamento, mesmo que de forma limitada, algum tipo de atividade física diária. Porém, muitos não puderam adotar essa prática, resultando em um longo período sem movimentar o corpo.
Especialistas apontam que um erro comum é achar que o condicionamento irá voltar logo no primeiro momento ao mesmo patamar em que estava antes da pausa. Eles explicam que a memória muscular de quem já praticava algum esporte fará com que essa recuperação seja mais rápida que a de um sedentário, mas ainda assim é preciso ir com calma.
Além disso, é possível que exercícios que antes eram feitos sem dificuldades, agora exijam mais esforço. Como o corpo ainda estará em processo de readaptação, você precisará de uma dose extra de paciência para voltar a ver resultados.
Confira a seguir algumas dicas para retomar os exercícios físicos com segurança e, assim, manter a boa prática visando sua longevidade.
5 dicas para retomar a prática de exercícios físicos
Prepare-se
Boa alimentação e hidratação são fundamentais para o máximo aproveitamento da atividade física. Além disso, jamais pule o alongamento: ele é essencial para prevenir lesões.
Tenha acompanhamento profissional
Depois de meses sem praticar, é natural esquecer a forma correta da execução dos exercícios. Portanto, tenha o acompanhamento profissional para te orientar.
Cuidado com a carga
Após muito tempo parado, seu corpo não estará preparado para voltar à prática de exercícios no mesmo ritmo de antes. Comece devagar e, gradualmente, aumente volume e intensidade da atividade.
Persista
No início, com o corpo desacostumado aos exercícios, a prática parecerá mais difícil do que era antes do período em pausa. Persista no treino e logo sua memória muscular será ativada e o exercício não será mais tão difícil.
Descanse
O tempo de descanso é tão importante quanto o treino. Respeite o período de recuperação e o tempo necessário para voltar ao seu ritmo normal. Tenha calma e não crie grandes expectativas de perda de peso, por exemplo.
Uma dica de brinde
Prevenção é a palavra-chave para fazer exercícios físicos com segurança e evitar imprevistos. Mesmo com todos os cuidados, acidentes podem acontecer, então o melhor é estar preparado. E o Master Acidentes Domiciliares é ideal para isso. Além de uma vasta rede de apoio em caso de emergências, o seguro oferece soluções acessíveis para quem está sempre em movimento, seja em casa, seja na rua.
É fato: à medida que seus pais envelhecem, eles ficam mais suscetíveis às quedas. Não dê bobeira! Proteja-os e contrate o seguro de acidentes que a MAG Seguros criou com a ajuda do Instituto de Longevidade. Clique aqui e veja os valores.
Leia também:
- Dor nas costas são efeitos colaterais do home office e homeschooling
- 8 em casa 10 brasileiros não percebem perda de massa muscular