Um bom condicionamento físico pode influenciar diretamente na saúde mental, na autoestima e também no envelhecimento. Porém, para manter uma rotina de exercícios depois dos 50 anos é necessário ter disciplina e pensar além da estética. Viver por 70, 80 ou mesmo 100 anos exige muito do corpo. Para isso, é preciso estar preparado.

Um estudo recente do Dartmouth College, dos EUA, revelou que os exercícios podem ser benéficos até mesmo para a memória. O que é algo de extrema importância, principalmente para quem já passou dos 60 anos. Contudo, em um levantamento realizado pela Ipsos, em 2021, constatou-se que o Brasil está entre os países com menor dedicação à prática de exercícios físicos no mundo.

Em média, os brasileiros dedicam apenas três horas por semana a atividades físicas. Isso representa metade do tempo registrado globalmente. A situação se agrava ainda mais ao saber que quase um terço da população (31%) afirma não praticar nenhum tipo de atividade física.

Mas como começar a manter uma rotina de exercícios depois dos 50 anos? Em primeiro lugar, é preciso ir com calma.

Para manter uma rotina de exercícios depois dos 50 anos é preciso calma e paciência

De acordo com o médico ortopedista Joaquim Grava, do Hospital São Luiz Morumbi, da Rede D’Or, em entrevista ao Estadão, é possível começar aos poucos para chegar a um bom resultado. “Se você consegue levantar dois quilos, tenha paciência e não tente levantar dez e acabar se machucando”, comenta.

A cada novo estudo publicado, mais motivos para começar. A lista de benefícios para aqueles que adotam um estilo de vida ativo e praticam atividades físicas só se amplia. Uma pesquisa realizada no ano passado pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia, revelou que a atividade física pode ter um impacto positivo no alívio dos sintomas de ansiedade crônica.

É importante destacar que o Brasil é considerado o país com maior índice de ansiedade no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, a adoção de hábitos saudáveis e a prática regular de exercícios podem se apresentar como uma valiosa estratégia para enfrentar esse desafio.

O importante é começar, do jeito possível. Por exemplo, durante a pandemia, houve uma febre de vídeos com exercícios físicos que podem ser feitos em casa de maneiras simples e acessíveis. Dessa forma, as possibilidades se tornam infinitas e um pequeno espaço em casa pode ser um começo.

Porém é importante ressaltar que o auxílio de profissionais é fundamental para manter uma rotina de exercícios depois dos 50 anos. Principalmente quando uma pessoa 50+ e sedentária precisa de ajuda para iniciar.

Um mulher fazendo exercicios vendo vídeo no computador. Imagem para ilustrar a matéria sobre como manter uma rotina de exercícios depois dos 50 anos. Crédito: PattyPhoto/Shutterstock

O que fazer para manter uma rotina de exercícios depois dos 50 anos?

Com dicas simples, um objetivo definido, acompanhamento médico adequado e boa vontade, é possível manter uma rotina de exercícios depois dos 50 anos. Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar:

  • Comece a praticar exercícios do jeito que for possível. Seja em casa, na academia do bairro, na praça. Apenas comece;

  • Não há idade certa para começar a se exercitar. Além do mais, nunca é tarde para isso;

  • Cada pessoa está focando em seu próprio desenvolvimento. Por isso, não se preocupe com o que os outros vão pensar sobre a forma que você está se exercitando;

  • Alimentação adequada é mais da metade do caminho para a construção da saúde e longevidade. Caso seja necessário, procure um profissional para fazer uma reeducação alimentar;

  • Sempre tenha cuidado para não se lesionar ao pegar peso. Comece aos poucos e, se possível, com algum especialista em educação física;

  • Se for treinar em casa, cuidado redobrado para executar os exercícios. Tenha sempre um espelho para conferir os movimentos;

  • Lembre-se: uma pessoa toda definida e em forma, que treina ao seu lado, não é melhor do que você. Ela apenas começou antes de você;

  • Se exercícios forem uma dificuldade, experimente vários tipos de esportes até encontrar o seu preferido;

  • Tenha persistência. É possível que os resultados demorem, mas se você continuar, eles vão aparecer;

  • Não se culpe por desistir ou cansar. Quando achar que é o momento certo, apenas volte.


Conheça o Programa de Benefícios ViverMais

Cuidar da saúde é fundamental para envelhecer bem. Com o Programa de Benefícios ViverMais, os associados contam com atendimento 24 horas para emergências. Além de atendimento com nutricionista e profissionais de educação física.

Torne-se um associado e tenha esses e outros benefícios na palma de suas mãos.
Botão escrito Aderir ao Programa ViverMais

Leia também:

Descontos em Medicamentos: conheça o benefício que integra o programa ViverMais

Alimentação depois dos 50 anos exige reforço de nutrientes

Cuidar da saúde é fundamental para a sua Longevidade Financeira, garante especialista

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: