Você sabia que sua máquina de lavar roupas pode ser um ninho de germes e bactérias se não for bem cuidada? Por ser um ambiente de muita umidade, é o local ideal para a proliferação desses micro-organismos que podem ocasionar infecções e outras doenças mais graves.

Por isso, é importante cuidar muito bem da sua máquina de lavar roupas e mantê-la sempre higienizada. Também é necessário ter bastante atenção com os indumentos colocados nela e com a forma como são limpos. Muitas vezes, o ciclo de limpeza da máquina não é o suficiente.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Conversamos com o biomédico Roberto Martins Figueiredo, também conhecido como Dr. Bactéria, para saber como manter as bactérias longe das roupas e do nosso organismo. Confira essas dicas logo abaixo e veja como se prevenir.

Como cuidar da sua máquina de lavar roupas

Desinfete as roupas antes de colocá-las na máquina

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que nem sempre a máquina de lavar roupas está infestada de bactérias. Isso geralmente ocorre quando ela não é higienizada corretamente (ou seja, desinfetada) ou quando as vestimentas que precisam ser lavadas já estão previamente contaminadas.

Dessa forma, a primeira dica do Dr. Bactéria é desinfetar as roupas, os panos e as toalhas antes que sejam lavadas na máquina. “Vamos supor que a pessoa coloque as roupas de bebê ― que geralmente têm coliformes fecais ― sem desinfetar. É claro que a máquina vai ter todas essas bactérias, que são provenientes desses objetos contaminados”, afirma o biomédico.

O mesmo pode ocorrer com calcinhas, cuecas e até mesmo com os panos de prato inseridos diretamente no eletrodoméstico. São objetos que, caso estejam realmente infectados, podem contaminar não só a máquina, mas também todas as roupas presentes no momento da lavagem. 

O perigo das roupas contaminadas

A proliferação dessas bactérias se dá principalmente por causa da umidade. Como elas já estão presentes nas roupas, encontram um ambiente propício para o desenvolvimento assim que entram na máquina e começam a se multiplicar, contaminando tudo que estiver em volta. Mesmo que as roupas sejam lavadas, elas não estarão desinfetadas e podem se tornar motivo de doenças, algumas até graves.

De acordo com o Dr. Bactéria, uma das bactérias que podem ser encontradas nos indumentos infectados é o Staphylococcus aureus, responsável por furúnculos, espinhas, intoxicações alimentares, sinusite e uma série de outras doenças.

A candidíase também pode ser contraída por causa de calcinhas contaminadas. Se uma mulher tiver algum tipo de corrimento vaginal e não desinfetar suas roupas íntimas, pode acabar passando a doença para outras pessoas ao compartilhar o uso da máquina de lavar. 

Como desinfetar suas roupas

Para prevenir essas enfermidades, o Dr. Bactéria recomenda desinfetar as peças contaminadas antes que sejam colocadas na máquina de lavar roupas. E como fazer isso? “Coloque a roupa num balde com um litro de água e um copo de desinfetante, desses caseiros”, explica o biomédico. 

“Você pode usar água sanitária se o pano for totalmente branco. Se tiver alguma cor ou algum bordado colorido, indico usar desinfetantes domésticos”. Ele também sugere usar o desinfetante puro, já que a sua ação é melhor quando se encontra nesse estado. 

Essa higienização pode ser aplicada principalmente em panos de pratos, calcinhas, cuecas e roupas de bebês, que normalmente são as peças com maior índice de contaminação. É importante que elas fiquem de molho por dez minutos. Depois, é só enxaguar e colocar na máquina de lavar.

Mantenha sua máquina de lavar roupas higienizada

Além das roupas, é importante desinfetar a máquina de lavar ao menos uma vez por mês. Para fazer isso, encha o cesto com água até atingir o volume máximo, coloque um litro de água sanitária e deixe o ciclo se completar totalmente. 

Assim que o ciclo de lavagem for concluído, jogue a água utilizada fora. “Não dá para reutilizar a água lavando outra roupa, pois ela pode ficar branca por causa do alvejante. Essa água tem que ser desprezada”, comenta o Dr. Bactéria.

Se não quiser usar água sanitária, pode optar por utilizar um litro de vinagre branco, que não provocará o descoloramento das peças. 

Não deixe suas roupas dentro da máquina por muito tempo

Mesmo que você tenha um dia a dia corrido, não se esqueça de tirar suas roupas assim que estiverem limpas. Se permanecerem por muito tempo dentro da máquina após o ciclo de lavagem terminar, podem acabar mofando. 

À medida que as horas passam, alguns micro-organismos podem começar a reagir por causa da água (que ainda se encontra acumulada nas peças) e a liberar um cheiro ruim, que permanece mesmo se as roupas estiverem limpas. Por isso, é recomendado tirá-las o quanto antes da máquina e estendê-las para que possam secar.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: