Na correria do dia a dia, nas várias jornadas de trabalho, no escritório ou em casa, é difícil conter a transpiração. Por vezes, pode surgir um mau cheiro na região íntima feminina. “Totalmente comum”, explica a ginecologista obstetra e mastologista Fernanda Torras. “Principalmente se a mulher fizer uso de roupas apertadas, que dificultem a respiração da pele”, completa.

O uso incorreto de absorventes e protetores diários de calcinha e suas trocas inadequadas, e até mesmo a alimentação, podem causar alterações no odor natural. Por consequência, mau cheiro nas partes íntimas femininas. Além de causar desconforto, representam desperdício de dinheiro. Mesmo parecendo uma relação incoerente, quem nunca comprou produtos achando que estava usando da maneira correta e, na verdade, apenas estavam jogando dinheiro fora? 

Quando o assunto bem-estar e cuidados, é importante ter em mente o quanto se pode (e deve) gastar. Ter um controle financeiro também é válido nesse momento. Mas vale lembrar que cada organismo é único e pode apresentar características próprias. E quando o assunto é higiene íntima, um cheiro mais forte nem sempre é sinal de problema.

“Pode ser apenas sinal de higiene inadequada, que é a causa mais comum, ou de problemas mais graves, como lesões pré-malignas e malignas em colo de útero, vagina ou vulva”, observa a especialista. “De acordo com o odor, pode indicar doenças infecciosas bacterianas vaginais, em que o odor vem acompanhado de corrimento esverdeado, acinzentado ou amarronzado”.

Fernanda conta ainda que o odor intenso, ou situações em que a mulher note a presença de um corrimento líquido com odor mais forte. Principalmente em mulheres idosas, pode ter relação com lesões na vagina, útero ou colo de útero. “Tumores de colo e vagina secretam um líquido de odor fétido, mesmo em fase onde não há outros sintomas associados”, alerta.

Uma mulher idosa, de roupa, colocando as mãos sobre as partes íntimas, para disfarçar o mau cheiro.

Crédito: Hector Roquet/shutterstock

Mau cheiro após a menopausa

Na pós menopausa, o odor vaginal pode ser notado com maior frequência. De acordo com a ginecologista, isso acontece pela falta do estrogênio. O que pode causar alteração do ph e até do cheiro das partes íntimas da mulher.

“Além do odor mais forte pela alteração hormonal e do ph local, nesta fase podem ocorrer alguns escapes de urina por síndrome urogenital relacionada ao ressecamento vaginal intenso pós menopausa”, pontua a especialista. “Se houver perdas urinárias, mesmo em pouca quantidade, há alteração do odor vaginal e vulvar”.

Para evitar que infecções ocorram, uma boa higienização é fundamental. Veja abaixo algumas dicas da especialista para evitar mau cheiro nas partes íntimas.

6 dicas para se livrar do mau cheiro 

  • Higienizar a região íntima após as relações sexuais, atividades físicas com sudorese intensa. Ou sempre que realizar a troca de absorventes;
  • Evitar roupas apertadas,
  • Dar preferência a calcinhas de algodão, evitando os tecidos sintéticos;
  • Realizar a limpeza da região externa (vulva) com sabonetes de ph neutro ou levemente similares ao ph vaginal;
  • Usar os dedos para afastar os grandes lábios ajuda na melhor higienização vulvar;
  • Não realizar duchas internas ou lavagens internas com sabonete.

Nem todo cuidado precisa ter um alto custo

Seja para a higiêne íntima ou cuidados no geral, é sempre necessário tirar um tempo para dar atenção às necessidades individuais. Além disso, reservar um orçamento para a saúde também é importante. Contudo, esse tipo de cuidado não precisa ter alto custo.

A boa notícia é que existem maneiras de economizar e os membros do Instituto de Longevidade MAG já sabem disso. Com o programa de descontos em remédios, através de uma parceria exclusiva com a Drogasil e a Droga Raia, os membros contam com descontos em remédios e suplementos para o cuidado com a saúde.

Para conquistar o benefício, basta se inscrever gratuitamente. Os descontos são vitalícios enquanto você for membro do Instituto de Longevidade MAG e não possuem limite de uso. Inscreva-se agora e tenha esse e outros benefícios na palma das suas mãos.

Botão para se cadastrar no programa Descontos em Medicamentos do Instituto de Longevidade MAG.

Leia também:

Compra de medicamentos: saiba como economizar e garantir os melhores preços

Falta de vitamina D pode estar afetando a sua saúde! Veja como repor

Alimentação depois dos 50 anos exige reforço de nutrientes

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: