Você já se atentou para a importância da prevenção de acidentes domésticos

Em 2019, o Brasil inteiro se chocou com a morte do apresentador Gugu Liberato, vítima de um acidente doméstico. Apesar da surpresa, situações como a de Gugu acontecem com uma frequência muito maior do que nós imaginamos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca o risco das quedas com números surpreendentes: entre 2000 e 2019, as quedas causaram a morte de 18,8 mil pessoas no Brasil, sendo 15,1 mil vítimas com mais de 60 anos.

Desde 2020, com o cenário da pandemia e do isolamento social, esses números vêm preocupando ainda mais. Afinal, as pessoas 60+ estão passando muito mais tempo em seus lares, crescendo o contato com os riscos domésticos.

É, portanto, urgente a necessidade de os familiares de pessoas idosas colocarem atenção máxima à prevenção de acidentes domésticos. Neste artigo, trazemos informações práticas de como podemos evitar acidentes com nossos entes queridos no âmbito de seus lares. Confira!


Seus pais protegeram você a vida toda, agora é hora de retribuir. Indique a eles o Master Acidentes Domiciliares, o seguro que garante proteção financeira necessária em casos de acidentes.


Acidentes domésticos com idosos | Foto: MPH Photos/Shutterstock

Acidentes domésticos com idosos podem levar a internações e outras complicações de saúde | Foto: MPH Photos/Shutterstock

Acidentes domésticos mais frequentes de acordo com a idade

Ao longo da vida, são dois os momentos em que nos vemos mais suscetíveis aos acidentes em casa: na infância e após os 60 anos. 

As crianças são curiosas e descobridoras do mundo. Pela inocência, acabam se colocando em situações de risco pela falta de noção dos perigos. 

Já o idoso tem a experiência de vida que o previne de tomar algumas ações arriscadas. Por outro lado, essa mesma experiência pode representar um risco se essa pessoa não tiver consciência das limitações que o corpo impõe na medida em que a idade avança.  

Os sentidos e movimentos do corpo vão ficando menos precisos e, com isso, ações que antes eram 100% seguras, passam a trazer perigo. 

Exemplos de acidentes domésticos mais comuns

Os principais tipos de acidentes domésticos variam muito dependendo da faixa etária. No caso das crianças, por exemplo, os sufocamentos são as causas mais comuns. Já para os idosos, as quedas representam o maior índice de acidentes em casa.

É o que mostra, por exemplo, pesquisa feita por pesquisadoras na Universidade Federal do Piauí. O estudo, feito em 2016 em um hospital público de urgência, apontou que as quedas representaram 84,4% dos acidentes domésticos em idosos atendidos no local.

Veja exemplos de acidentes domésticos mais comuns:

- Quedas

- Queimaduras

- Choque elétrico

- Envenenamento/intoxicação

- Afogamento

- Cortes

- Mordidas de animais

prevenção de acidentes domésticos piso escorregadio | Foto: CGN089/Shutterstock

Piso escorregadio é um dos perigos domésticos que podem levar a quedas de idosos | Foto: CGN089/Shutterstock

Medidas para prevenção de acidentes domésticos

A gente quase não nota, mas os perigos domésticos estão por todos os cantos. Duvida? Então, confira abaixo alguns dos exemplos de acidentes domésticos nos principais cômodos da casa, além de como podemos evitar acidentes do tipo.
  • Escadas

Observe se as escadas na sua casa ou na casa dos seus pais/avós têm corrimão e se ele está bem afixado e dos dois lados. Em geral, a altura apropriada dos corrimãos é de 90 cm do chão.  Assim, você garante que o idoso terá apoio caso perca o equilíbrio, algo frequente nessa faixa etária.

Além disso, é recomendável a instalação de fitas antiderrapantes nos degraus. Elas ajudam a identificar o limite de cada degrau e evitam escorregões.

  • Janelas e varandas

Certifique-se de que tenham guarda corpo e que estejam instalados de forma firme. Se julgar necessário, você também pode instalar redes de proteção ou travas para dificultar a abertura das janelas. Porém, garanta que essa é uma decisão em comum acordo com o idoso, para que ele não se sinta aprisionado. 

Em entrevista ao Instituto de Longevidade MAG, o arquiteto Paulo Ferrante também destacou outros riscos domésticos: “Além disso, temos também o guarda corpo que, dependendo do modelo, pode influenciar diretamente na gravidade do acidente. Quando vazada, a proteção pode ser um risco para quedas. Se for de vidro, pode quebrar e cortar e se for de ferro pode enferrujar e causar ferimentos”.

  • Piscinas

O acesso à piscina deve ser facilitado por rampa ou escada bem afixada e firme, além de corrimão. Além disso, observe se o piso ao redor da piscina não é escorregadio e tem drenagem de forma a não acumula poças que possam oferecer risco de acidentes para idosos. 

Também garanta que área da piscina seja bem iluminada para que a piscina fique bem visível mesmo durante a noite. Se julgar necessário, você pode cercar a área de forma a restringir o acesso, minimizando a chance de quedas. 

Por fim, certifique-se da manutenção da piscina: objetos quebrados, como azulejos, devem ser substituídos imediatamente.

  • Cozinha

A prevenção de acidentes de idosos também precisa acontecer na cozinha. Por lá, um dos principais riscos domésticos é com forno e fogão. É natural que após os 60 anos a memória falhe com mais frequência. Portanto, a chance de esquecer uma panela no fogo é maior. 

Nesse caso, uma boa estratégia de prevenção de acidentes domésticos é a utilização de um timer físico ou no celular que ajude a lembrar o momento de desligar a chama ou o forno. Também dê atenção especial ao piso para que não tenha pontos escorregadios, seja por gordura ou sabão.

Por ser um ambiente em que se utiliza facas para trabalhar com os alimentos, é muito importante que a cozinha seja bem iluminada. Para evitar acidentes na cozinha e em outros cômodos, a arquiteta e gerontóloga Flavia Ranieri aconselha utilizar vários pontos de luz estrategicamente colocados, ao invés de uma luz central e forte.

“Será mais eficaz. O excesso de luz não traz aconchego, por isso evito. Mas tiro muito partido de luzes indiretas e abajures. Uma luminária de mesa na mesa do escritório pode ser muito mais útil que um ambiente com luz central forte, mas que o próprio corpo faz sombra sobre a superfície de trabalho”, explica.

  • Banheiro

O banheiro é um dos cômodos da casa mais perigos domésticos, muito propício a escorregões e quedas. Por isso, verifique se há algum ponto de vazamento, como em duchas higiênicas e registros, que possam formar uma poça de água inesperada. 

Além disso, cuidado com tapetes: o ideal é ter apenas aqueles com forro antiderrapante. Para ajudar na mobilidade da pessoa idosa, você também pode instalar barras de segurança no banheiro.

Na hora do banho, uma cadeira na área do box pode facilitar: o idoso se cansa menos e corre menos riscos de quedas. Se utilizar tapetes antiderrapantes dentro do box, tenha certeza de que eles foram colocados com o piso seco e de que estão bem fixados ao piso. De outra forma, podem surtir o efeito contrário do desejado, aumentando ainda mais o risco de o idoso escorregar.

Barras de apoio prevenção de acidentes domésticos com idosos | Foto: Toa55/Shutterstock

Barras de apoio são importantes para prevenção de acidentes domésticos com idosos | Foto: Toa55/Shutterstock

  • Sala

Na sala, faça uma análise da disposição dos móveis. Não deixe objetos e móveis espalhados pelo caminho. Para evitar acidentes domésticos, a circulação de toda a casa deve ser facilitada e isso inclui a sala. Prenda os fios soltos de equipamentos eletrônicos como TVs nas paredes ou em rodapés.

Verifique também se os móveis não têm cantos pontiagudos nos quais o idoso possa se ferir. Sabe aquelas quinas que deixam hematomas quando esbarramos nelas? Esse tipo de acidente pode trazer ferimentos com consequências graves para quem já passou dos 60 anos. Se necessário, instale protetores nessas quinas. 

Outro ponto de atenção na sala é com tapetes. Garanta que não estejam escorregadios e que as pontas não fiquem levantadas, podendo provocar tropeções. Para prevenir acidentes domésticos desse tipo você pode usar fitas adesivas nos tapetes. 

  • Produtos de limpeza e outros tóxicos

Os produtos de limpeza oferecem vários perigos domésticos. Em primeiro lugar, a composição desses produtos pode provocar intoxicação. Inclusive, tenha cuidado com aquele hábito comum de fazer “misturinhas” com os produtos. Misturas químicas erradas podem ter como resultado elementos extremamente tóxicos que provocam reações até mesmo pela inalação.

As condições de armazenamento também podem interferir nos químicos. Um produto de limpeza deixado exposto ao sol, por exemplo, pode ter sua composição alterada, aumentando riscos de intoxicação.

Além disso, na medida em que envelhecemos, nossa pele vai ficando mais fina e a barreira de proteção vai reduzindo, deixando a pele mais seca e suscetível a lesões. Nesse cenário, produtos químicos que antes poderiam não causar reações, agora apresentam mais riscos domésticos.

  • Eletricidade e tomadas

Você já reparou como o nosso consumo de energia elétrica aumentou ao longo das últimas décadas? Esse fato joga luz a um perigo doméstico, afinal a estrutura elétrica de casas mais antigas não foi preparada para atender essa demanda.

Portanto, para a prevenção de acidentes domésticos com eletricidade, o primeiro passo é fazer uma completa revisão das instalações elétricas. Confira se há fios desencapados ou gambiarras. Essa é uma ação essencial de como evitar incêndios domésticos.

Para a prevenção de acidentes de idosos, toda a casa deve ser bem iluminada. Se preciso, troque lâmpadas por outras que iluminem melhor o ambiente. 

  • Objetos pontiagudos e cortantes

Esse tipo de objetivo está mais presente na cozinha, mas vale sempre fazer uma análise minuciosa se não oferecem riscos em outros pontos do seu lar ou dos seus pais/avós.  

As facas são um dos perigos domésticos. Guarde-as adequadamente e certifique-se de que estão com manutenção em dia. É essencial que tenham cabo firme e lâmina íntegra, sem defeitos ou rachaduras. 

Ao contrário do que muitos pensam, o ideal é manter as facas e objetos cortantes sempre bem afiados. O motivo é que o fio cego exige mais força para o corte. Com isso, o utensílio pode escapar da mão e causar um ferimento grave.

  • Tábua e ferro de engomar

Também são exemplos de acidentes domésticos aqueles que acontecem com o ferro de passar roupas. Se o seus pais ou avós têm o costume de praticar esse serviço doméstico fique atento(a) à estabilidade da tábua de passar. Acidentes podem acontecer caso o suporte esteja manco, provocando uma queda do ferro, por exemplo.

  • Medicamentos

Você já ouviu falar na lista conhecida como Critérios de Beers? Trata-se de um documento no qual são relacionados medicamentos inapropriados, pouco seguros ou não recomendados a idosos.

Dentre eles, há remédios que, quando consumidos por quem já passou dos 60 anos, podem aumentar o risco de quedas. A lista foi criada em 1991 pela Sociedade Americana de Geriatria e é revisada periodicamente. 

Além de consultar essa lista, para a prevenção de acidentes de idosos, o ideal é conversar com os médicos que os atendem para que não ocorra uma interação medicamentosa arriscada. 


disposição dos móveis ajudam a previnir acidentes domésticos com idosos | Foto: Dragana Gordic/ShutterstockCuidados com disposição dos móveis ajudam a prevenir acidentes domésticos com idosos | Foto: Dragana Gordic/Shutterstock

Como fazer a prevenção de acidentes domésticos de idosos?

Você viu que apesar de ser o lugar onde mais nos sentimos seguros, os cômodos da casa escondem muitos perigos, em especial para os 60+, certo? 

Mas existem medidas simples que podem ser tomadas para reduzir riscos domésticos. Confira como podemos evitar acidentes executando 8 ações simples que vão proteger seus pais/avós:

  • Não permitir que os idosos executem tarefas cansativas – na medida em que envelhecemos vamos nos cansando mais rápido de tarefas que antes fazíamos com tranquilidade. Então, é preciso ficar atento(a) para não sobrecarregar o idoso.

  • Não armazenar alimentos ou objetos em lugares altos ou de difícil acesso – para alcançar o objeto, o idoso pode se colocar em risco. 

  • Retirar tapetes, carpetes ou móveis que atrapalhem a locomoção – a mobilidade é fundamental para o idoso garantir sua independência e autonomia. Precisamos garantir a mobilidade e ao mesmo tempo prevenir os perigos domésticos.

  • Evitar o uso de produtos de limpeza que deixem o chão escorregadio – mantenha sempre o chão limpo e seco, evitando pisos molhados ou encerados.

  • Instalar material antiderrapante em escadas e rampas – as fitas antiderrapantes ajudam a identificar o limite de cada degrau e evitam escorregões.

  • Adicionar barras de apoio em banheiros e corredores – atenção: o toalheiro não é adequado para ser usado como barra de apoio!

  • Para fazer a prevenção de acidentes domésticos, mantenha os ambientes bem iluminados - se preciso, faça a substituição das lâmpadas por outras que iluminam melhor e que sejam de fácil manutenção.

  • Interruptores devem estar em pontos acessíveis - se necessário, instale novos pontos de energia para garantir o acesso mais fácil aos idosos.

Como um seguro contra acidentes domésticos pode ajudar?

Quando pensamos em um acidente doméstico, é natural que a primeira coisa que nos venha a cabeça seja o impacto dessa circunstância na saúde de quem amamos. De fato, um acidente desse tipo pode trazer inúmeros transtornos, afetando a mobilidade, provocando outros problemas de saúde e, em alguns casos, até levando à morte.

Mas há outro aspecto que precisa ser observado: o impacto na longevidade financeira

Os acidentes domésticos podem ter efeitos graves não apenas para a saúde do idoso. Eles também podem impactar nas finanças. 

Em muitos casos, famílias precisam se desfazer de bens patrimoniais para se manter e arcar com os custos de uma hospitalização. Dependendo da gravidade do acidente, o tratamento pode envolver muito mais do que uma consulta ambulatorial. 

Entram aí gastos com cirurgias, internação, medicamentos. Isso sem falar nos custos de um tratamento de longo prazo, como aqueles com fisioterapia.

Além disso, como os idosos são cada vez mais ativos e seguem trabalhando, é natural que muitas famílias ainda dependem da renda dessa pessoa. Mas, e quando o acidente em casa gera o afastamento do trabalho? A renda cai e o impacto nas finanças é ainda maior.

Ou seja: uma simples queda, por exemplo, pode impactar na sua vida financeira  e na da sua família por anos.

Foi pensando nisso que a MAG Seguros criou o Master Acidentes Domiciliares, que além da cobertura médica, oferece serviços de assistência para evitar imprevistos domésticos. O pacote inclui revisão da instalação elétrica, reorganização dos móveis, fixação de quadros e tapetes, entre outros. 

Trata-se de um seguro que te traz segurança não apenas quando ocorre um acidente. O seguro contra acidentes domésticos é um investimento na proteção do idoso e na proteção de toda a família, pois as duas empresas acreditam que, mais importante que reembolsar em caso de acidentes, é evitar que eles aconteçam.

Portanto, ter um seguro que garante proteção contra situações imprevistas para esse público é promover longevidade e qualidade de vida.


Os seus pais andam desprotegidos? Resolva isso em apenas 2 minutos! Clique aqui e descubra o valor do seguro de acidentes pessoais que a MAG Seguros criou em parceria com o Instituto de Longevidade.


Agora que você já sabe como fazer a prevenção de acidentes domésticos com idosos, não perca tempo. Ponha já em prática as medidas necessárias para a segurança de quem você ama!

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: