Parecia tão mais fácil subir as escadas. Ou empurrar aquela janela que sempre emperra.
Os primeiros sintomas, de fato, podem enganar: vão de falta de energia até cansaço típico da idade. Mas passam também por flacidez e falta de mobilidade.
É fato: à medida que seus pais envelhecem, eles ficam mais suscetíveis às quedas. Não dê bobeira! Proteja-os e contrate o seguro de acidentes que a MAG Seguros criou com a ajuda do Instituto de Longevidade. Clique aqui e veja os valores.
“É difícil de reconhecer.
Nesse processo, há a progressiva perda de massa muscular e de força, reduzindo a mobilidade e aumentando a incapacidade funcional.
Geralmente pessoas 60+ ficam mais tempo em casa e, consequentemente, o risco de sofrer algum acidente aumenta. Ter um seguro que garante proteção contra situações imprevistas para esse público é promover longevidade e qualidade de vida.
Nas mulheres, a sarcopenia primária tem um marcador importante: a menopausa.
“Depois dos 62, vamos envelhecer iguais – homens e mulheres.
Perda de massa muscular é acentuada nos idosos | Foto: Krakenimages.com/Shutterstock
Cuidados na perda de massa muscular
Existem formas de minimizar o impacto da sarcopenia. Uma delas são as atividades físicas. “É muito importante na prevenção, pois agem nos sistemas nervoso e muscular, melhorando a capacidade funcional”, orienta Sandra. Segundo ela, “os exercícios de resistência podem prevenir, diminuir e até reverter o quadro de sarcopenia”.
“Na parte alimentar, não precisa sair comendo frutas, verduras e legumes em quantidades absurdas. O que a gente precisa comer é proteína. O que acontece no processo de envelhecimento é a gente diminuir carnes”, diz Myrian.