O primeiro caso de transmissão local de coronavírus foi confirmado nesta quinta-feira (12), no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, Edmar Santos.

O caso envolve um homem de 72 anos e sua esposa, de 68 anos. De acordo com Santos, o homem contraiu o vírus durante um congresso médico realizado na capital fluminense. Logo em seguida, acabou contaminando a esposa também. 

Os dois se encontram em isolamento domiciliar no momento e apresentam quadro de saúde estável.

Preocupação com o coronavírus

Segundo Alexandre Cunha, médico infectologista do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica, essa nova transmissão significa que agora temos casos de pessoas que não precisaram viajar para fora do país para contrair o vírus. “Antes, os casos eram todos importados. Agora temos pessoas que não saíram do Brasil infectadas também”.

Coronavírus: cadastre o seu e-mail e receba notícias

Tenha as últimas notícias sobre as medidas de contenção e prevenção, número de casos, tratamento e muito mais. Juntos, podemos virar este jogo! Cadastre-se agora.

Livro

Até o momento, essa nova informação eleva o número de casos de coronavírus confirmados no estado do Rio de Janeiro para 15, sendo que 13 são apenas na capital. Apesar disso, Cunha explica que ainda não podemos afirmar que o vírus está circulando livremente. “Nas próximas semanas devemos ter um aumento no número de casos novos diariamente, mas por enquanto o nível de circulação do vírus ainda é muito baixo”, afirma o especialista.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


O médico também comenta que ainda não é necessário alarme por parte da população. “As pessoas não devem se preocupar, pois o vírus possui baixa letalidade e baixa agressividade”, garante. 

Ele explica, no entanto, que o número elevado de casos de contaminação pode sobrecarregar os serviços de saúde. Por isso, o ponto de atenção fica para esses postos de atendimento, como hospitais e o SUS, que precisam se preocupar em receber todas as pessoas que estiverem doentes. “Se conseguirmos ajustar o sistema de saúde para atender todo mundo, não teremos muitos óbitos”, conclui.


Cadastre-se aqui para receber notícias e informações atualizadas sobre coronavírus no seu e-mail todos os dias.


Leia também

Pessoas idosas estão mais suscetíveis ao coronavírus, afirmam cientistas

Proteja-se do coronavírus e das informações falsas: veja mitos e verdades sobre a doença

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: