Nos últimos 13 anos, a taxa de empreendedorismo na faixa de 50 a 59 anos foi a que mais cresceu, chegando a 57%, seguida pela faixa etária acima dos 60 anos. O número de pessoas entre 55 e 65 anos que abriram novos negócios subiu de 7% para 10,4% em quatro anos. O principal motivo do crescimento do empreendedorismo 50+? Necessidade! Os dados são da última pesquisa divulgada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Pensando nisso, a MaturiJobs e o Instituto de Longevidade uniram forças para realizar o MaturiFest, primeiro festival de empreendedorismo 50+ do Brasil, que acontece de 26 a 28 de abril em dois endereços: sexta-feira (26) no InovaBra habitat, na Consolação; sábado (27) e domingo (28) na Unibes Cultural, no Sumaré.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


De acordo com os organizadores do evento, trata-se de uma oportunidade única para pessoas maduras se manterem ativas, atualizadas e relevantes no novo mundo do trabalho. A estimativa é de 700 empreendedores participem do MaturiFest.

Mudança de carreira, autoconhecimento e propósito, economia compartilhada, presença digital e startups são alguns dos assuntos que serão debatidos com o público nas palestras, workshops e rodas de conversa. Entre os palestrantes, nomes de destaque como:

Mórris Litvak, fundador e CEO da MaturiJobs;

Henrique Noya, diretor-executivo do Instituto de Longevidade;

Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora;

Wellington Nogueira, empreendedor social e fundador da ONG Doutores da Alegria;

Marcelo Nakagawa, professor e colunista de inovação, startups e empreendedorismo;

Ana Carla Fonseca, especialista em economia criativa;

Izabella Ceccato, criadora do movimento O Poder da Colaboração;

Cid Torquato, consultor e secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Empreendedorismo 50+

Ao tentar traçar o perfil do potencial empreendedor aposentado, a pesquisa do Sebrae também identificou que uma a cada dez pessoas que estão chegando à aposentadoria tem a intenção de abrir um negócio próprio nos próximos dois anos. Para esses pesquisados, aposentadoria significa continuar trabalhando, seja para aumentar a renda da família, para ocupar o tempo livre ou simplesmente para fazer algo que realmente gostam.

Compartilhe com seus amigos