O ano mal começou e os boletos não param de chegar. É IPTU, IPVA, escola das crianças, viagem de férias, Réveillon e, agora, carnaval. Sem falar nas promessas de fim de ano, como emagrecer, parar de fumar, fazer um curso, viajar e conhecer um novo país, dedicar mais tempo à família... projetos que podem custar uma boa parcela do seu orçamento mensal. E aí vem a pergunta: como manter a corda longe do pescoço e chegar ao fim do mês – e do ano – com todas as contas no azul?

Moramos num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. Que beleza! Mas 58% de brasileiros ainda não conseguem se planejar financeiramente para o futuro. O resultado disso é que 2020 começou com 61 milhões de inadimplentes, alguns com restrições no CPF, maior percentual desde 2010.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Vamos viver mais e o seu dinheiro também precisa acompanhar esse aumento da longevidade. É isso que convencionamos chamar de longevidade financeira, um conceito desenvolvido pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon e que se baseia em quatro pilares: ganhar mais, gastar bem, poupar certo e investir melhor.

Diferentemente da independência financeira, a longevidade financeira é algo que deve ser trabalhado desde cedo, com planejamento e persistência. Mas se você nunca deu atenção a isso, saiba que nunca é tarde, comece já! Uma coisa é certa: não basta apenas parar de gastar: é preciso planejamento. Mesmo sabendo que o que você começar a executar hoje só será sentido daqui a alguns meses – ou mesmo anos –, é preciso começar!

Você não precisará necessariamente de consultores ou economistas para planejar sua longevidade financeira. Com a ajuda do Instituto de Longevidade, você pode conseguir sozinho. Em nosso portal, você encontrará uma grande quantidade de matérias e entrevistas sobre o tema, com dicas de especialistas e ideias para você fazer o seu dinheiro viver mais. É fácil? Não. Mas não é impossível!

Conte com a gente!

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: