Um novo levantamento do Serasa revela que o número de brasileiros endividados voltou a crescer. Após meses de retração, os dados de julho mostram um aumento de 0,22% no volume de inadimplentes. Ao todo, são 72 milhões de brasileiros nessa situação. O Rio de Janeiro lidera o ranking, com 53,87% da população endividada, seguido pelo Distrito Federal e Mato Grosso.

Segundo o Mapa da Inadimplência e Negociação do Serasa, o crescimento pode parecer pequeno, mas é um sinal preocupante. Isso porque esse crescimento interrompe a tendência de redução observada nos últimos meses. O aumento significa que 136 mil novos consumidores entraram na lista de negativados apenas em julho. Isso eleva o total de inadimplentes no país para 44,07% da população.

Levantamento do Serasa indicada o raking de brasileiros endividados

O estudo destaca que os estados com maior percentual de brasileiros endividados são o Rio de Janeiro, Distrito Federal e Mato Grosso. No Rio, a situação é ainda mais alarmante: mais da metade da população está com dívidas em aberto. Esse cenário revela as dificuldades econômicas que muitas famílias enfrentam para lidar com o aumento do custo de vida e manter as contas em dia.

A pesquisa também aponta que as dívidas no Brasil somam R$ 390,5 bilhões. Em média, cada endividado deve cerca de R$ 5.373,46, sendo que a maioria das dívidas está concentrada em bancos, com grande parte relacionada ao uso do cartão de crédito.

O levantamento do Serasa mostra que a faixa etária mais afetada é a de pessoas entre 41 e 60 anos, representando 35,1% dos endividados. Em seguida, estão as pessoas de 26 a 40 anos, que somam 34,1%. Curiosamente, não há uma diferença significativa entre gêneros: 50,4% dos inadimplentes são mulheres e 49,6% são homens.

Entre os principais fatores que levam ao endividamento, estão as dívidas com cartão de crédito, que representam 28,44% do total. As contas de luz, água e gás aparecem em segundo lugar, com 21,85% dos endividados devendo a empresas de serviços essenciais.

Uma pessoa contando moedas de um real. Ao fundo, uma calculadora. Imagem para ilustrar a matéria sobre brasileiros endividados. Crédito: Lais Monteiro/Shutterstock

Soluções para os brasileiros endividados

Apesar do cenário difícil, o Serasa oferece diversas opções para renegociação de dívidas. Quem se encontra nessa situação pode acessar a plataforma de negociação da instituição, onde é possível encontrar alternativas para quitar as pendências de forma facilitada.


Planejamento é fundamental para garantir a Longevidade Financeira. Por isso, preparamos um material exclusivo para te ajudar e ter mais controle quando o assunto é tomar crédito. Baixe gratuitamente a Cartilha de Crédito Consciente e veja como ter sucesso financeiro!

Leia também:

Novas regras do Pix visam combater fraudes a partir de novembro

Idosos superendividados podem renegociar dívidas; entenda como

Pessoas não se preparam financeiramente para a aposentadoria, aponta pesquisa da ANBIMA

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: