Nesta semana, o Ministério da Economia anunciou um novo corte no imposto de importação. A redução, de 10%, é sobre a taxa cobrada para bens como feijão, carne, massas biscoito, arroz e materiais de construção.

No passado, em novembro de 2021, já havia sido feita uma redução do mesmo tipo. E, segundo o Ministério da Economia, os dois cortes somados podem impactar mais de 87% dos produtos sujeitos a essa tributação.

Mas existem produtos que ficaram fora da lista. Itens de setores como têxteis, calçados, brinquedos, laticínios e produtos do setor automotivo não terão corte.

A nova redução foi aprovada pelo Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) na segunda (23 de maio), com prazo até 31 de dezembro de 2023.
Uma mulher fazendo compras no mercado. Imagens para ilustrar a matéria sobre corte no imposto de importação.

Crédito: BearFotos/shutterstock

Como o corte no imposto de importação impacta você?

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, defende o corte no imposto de importação. Segundo ele, reduzir as tarifas cobradas no comércio exterior são formas de combater a escalada de preços na economia.

Ou seja, de acordo com a pasta, ao cortar o imposto o governo tenta baratear a compra de produtos trazidos do exterior. O que pode impactar diretamente o repasse dos valores para o consumidor final.

Segundo o secretário de Comércio Exterior do ministério, Lucas Ferraz, o corte no imposto de importação pode causar uma redução média de 0,5 a 1 ponto percentual nos preços cobrados no Brasil. "Individualmente, os produtos podem ter impactos maiores ou menores, esse seria um impacto médio", comentou.

Por outro lado, o secretário-executivo da Economia, Marcelo Guaranys, diz que o corte tarifário pode não ser repassado. Contudo, a chegada de bens importados aumentará a concorrência no Brasil. Isso pode gerar uma estabilidade nos preços.


Com ou sem uma redução de preço nos produtos é necessário ter planejamento. O controle de suas finanças precisa fazer parte do seu cotidiano para construir a sua Longevidade Financeira. Baixe a planilha abaixo e veja como ter um melhor equilíbrio de seu dinheiro.  

Leia também:

Dinheiro na poupança completa 20 meses seguidos de perdas para a inflação

Geada pode afetar a produção agrícola e impactar o seu bolso

Faça a alta da taxa de juros trabalhar a seu favor 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: