Quem tem dinheiro na poupança precisa estar atento para a rentabilidade dessa modalidade de investimento. Mesmo sendo o modelo mais popular no Brasil, a poupança segue perdendo poder de compra há cerca de dois anos.

No mês de abril, a rentabilidade da poupança foi de 0,56%. Já a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 1,06%, a maior taxa em 26 anos. O dinheiro na poupança, então, teve um retorno de -0,50% no mês.

O rendimento, no acumulado em 12 meses até abril, foi negativo, sendo de 6,58% (descontada a inflação). Uma perda maior do que a observada nos 12 meses até março (-6,20%), segundo levantamento da provedora de informações financeiras Economatica.
Um homem fazendo anotações e guardando dinheiro em um pote de vidro. Imagem para representar a matéria sobre dinheiro na poupança. Crédito: Krisana Antharith/shutterstock

Vale a pena investir dinheiro na poupança?

Em razão do rendimento abaixo da inflação, o dinheiro na poupança não está “crescendo”. A última vez em que a caderneta teve ganhos reais no acumulado em 12 meses foi em agosto de 2020 (0,45%).

A poupança não é o único tipo de investimento que está perdendo para a inflação, contudo, existem outras opções mais rentáveis. São alternativas para o cenário econômico atual.

Entre as opções que podem ser consideradas mais seguras do que o investimento do dinheiro na poupança estão os títulos que acompanham a trajetória da Selic, como:

  • CDB (Certificado de Depósito Bancário),
  • LCI (Letras de Crédito Imobiliário),
  • LCA (Letras de Crédito do Agronegócio),
  • Tesouro Selic.

O Instituto de Longevidade MAG já mostrou alguns desses investimentos e como fazer a aplicação do dinheiro. O CDB, por exemplo, é um título de renda fixa emitido por um banco. Ele funciona como um empréstimo que o investidor faz ao banco emissor.

Já o Tesouro Selic é um título pós-fixado cuja remuneração segue a taxa Selic. Ele é um tipo de título do Tesouro Direto. Conheça mais sobre essas alternativas e aprenda a diversificar os seus investimentos.


Pensar em como fazer o dinheiro render a seu favor também é uma forma de construir a sua Longevidade Financeira. Baixe a planilha abaixo e tenha mais controle de seu hábitos financeiros.

Checklist de Controle de Hábitos Financeiros

Cultivo bons hábitos para sua longevidade financeira. Baixe GRÁTIS e imprima o checklist de controle de hábitos financeiros!

Livro

Leia também:

Juros altos: entenda como você pode perder ou ganhar com eles

Proteção de capital: entenda como os seguros podem ajudar

Faça a alta da taxa de juros trabalhar a seu favor

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: