Para quem deseja uma renda extra, o fim de ano pode representar a oportunidade de lucrar com as datas comemorativas. Mas, o que vender no Natal para aproveitar esse período festivo?
A data impulsiona o consumo e abre espaço para novos negócios de diferentes portes. A combinação de tradição, compras por impulso e interesse por produtos temáticos cria oportunidades para quem quer produzir, personalizar ou revender itens de grande procura. A demanda cresce em lojas físicas, feiras locais e plataformas digitais, o que amplia as chances de venda para pequenos empreendedores.
As buscas por produtos sazonais aumentam já no início de novembro. Muitos consumidores procuram itens tradicionais. Outros preferem produtos artesanais, personalizados ou criativos. Há também um público que busca presentes acessíveis. Esse cenário favorece quem trabalha com variedades e boa apresentação visual. Embalagens simples, mas bem feitas, também aumentam o valor percebido.
Os produtos alimentícios seguem entre os mais procurados. Já o artesanato atrai consumidores que valorizam exclusividade. Presentes criativos e de baixo custo ganham força por atenderem amigos secretos e trocas informais. Com planejamento, é possível atender diferentes perfis de compradores e entender melhor o que vender no Natal.
Crédito: fotodrobik/Shutterstock
Itens com alta procura no Natal e fim de ano
A procura por alimentos típicos cresce em todas as regiões. Quem já domina técnicas de confeitaria encontra espaço para ampliar a produção.
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), por exemplo, a venda de panetones entre novembro de 2024 e janeiro 2025 movimentou R$ 1,24 bilhão. A categoria chegou a 62,9% dos lares. Ou seja, uma boa oportunidade de vendas para quem deseja uma renda extra.
Os itens abaixo têm boa aceitação e podem vender muito bem no fim do ano são:
- Panetones artesanais
- Cestas de Natal
- Bolos decorados
- Biscoitos natalinos
- Kits de ceia
Esses produtos chamam atenção pelo apelo afetivo e pela apresentação. Moldes simples e embalagens transparentes ajudam a destacar cores e decorações. Além disso, produtos feitos à mão também ganham destaque pela exclusividade. A variedade de materiais também facilita a produção. Os itens mais procurados incluem:
-
Guirlandas
-
Enfeites para árvore
-
Presentes com nomes personalizados
-
Pratos decorados
-
Peças em madeira ou feltro
-
Trajes de Papai Noel e Mamãe Noel
A personalização aumenta o valor do item e atrai consumidores em busca de presentes únicos. O uso de técnicas simples permite ampliar o catálogo sem elevar muito os custos. Ainda, itens pequenos e de baixo custo ajudam quem deseja começar com pouco investimento. As opções que valem o investimento são:
-
Canecas com frases
-
Camisetas estampadas
-
Cadernos personalizados
-
Chaveiros
-
Porta-retratos
-
Capinhas de celular customizadas
Esses produtos atendem diferentes faixas de preço e têm produção rápida. A apresentação visual influencia fortemente na decisão de compra.
O que vender no Natal como estratégia de alcance e visibilidade?
A escolha do canal de venda interfere no desempenho do negócio. Redes sociais permitem divulgar fotos e vídeos curtos. O WhatsApp, por exemplo, facilita pedidos diretos e catálogos rápidos.
Feiras e bazares locais são outras alternativas que atraem consumidores que desejam avaliar os produtos pessoalmente. Marketplaces, como o do Facebook, Shopee ou Mercado Livre ampliam o alcance e favorecem quem tem boa produção.
Lembre-se que boas fotos fortalecem a credibilidade e que descrições claras reduzem dúvidas. Preços competitivos ajudam a destacar o produto. Além disso, o atendimento rápido mantém o interesse do consumidor e melhora a experiência de compra.
Boa vendas!
Ter um bom planejamento financeiro é essencial para o controle de gastos. Baixe a planilha abaixo e saiba como se organizar para os gastos do fim do ano e para 2026.
Planilha de Planejamento Financeiro
Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Leia também:
Dicas para economizar dinheiro que realmente funcionam
Ganhar dinheiro rápido é uma necessidade? Confira 13 ideias
Hábitos que desperdiçam dinheiro na aposentadoria: conheça 5