O ano está começando e, com ele, muitas pessoas começam a organizar a papelada para quando chegar a hora da declaração de Imposto de Renda. Normalmente, o prazo de entrega é até abril, mas quem declara antes também pode receber antes uma eventual restituição. Mas como aumentar a restituição no IR 2023?
O ponto principal é conhecer bem as possibilidades de dedução e separar todos os documentos para não esquecer de nada. Explicamos a seguir o que você pode deduzir para conseguir receber mais dinheiro de volta. Confira!
Foto: Alisson Nunes Calazan/Shutterstock
O que pode ser deduzido para aumentar a restituição no IR 2023
1. Gastos com saúde:
Os gastos com saúde podem ser deduzidos do IR e não há limite para eles. É possível deduzir consultas, exames e planos de saúde. Inclusive, dá para deduzir eventuais gastos relacionados ao tratamento de covid-19 se foi o caso. Para aumentar a possibilidade de aumentar a restituição fazendo uso desses gastos, separe todos os comprovantes e recibos.
2. Gastos com dependentes legais:
Quem tem dependentes legais deve inclui-los na declaração de IR para ter direito à dedução. Valem filhos, parceiros, enteados e até irmãos, dependendo da situação.
3. Gastos com educação:
Os gastos com educação realizados no ano anterior podem ser deduzidos para tentar aumentar a restituição no IR 2023. Porém, existe um limite de R$ 3.561,50 para quem declara e para cada dependente. OU seja, no caso dos gastos terem sido feitos para mais de uma pessoa, é possível somar os valores para deduzir.
4. Gastos com pensão alimentícia:
A pensão alimentícia também pode ser deduzida, ajudando a aumentar a restituição no IR 2023. Nesse caso, quem declara deve informar como "alimentando" quem recebe o valor. Outro ponto é que o alimentando não deve se enquadrar como dependente.
5. Gastos com doações:
Quem realizou doações filantrópicas no ano anterior também pode deduzi-las do IR.
6. Gastos com PGBL:
Para ampliar as deduções e aumentar a restituição no IR 2023 você também deve incluir o que foi pago em Previdencia Privada, mais especificamente em planos do tipo PGBL ou Fapi. Esses planos permitem a dedução de até 12% do rendimento tributável.
Que tal começar o ano planejando bem seus gastos? É só baixar gratuitamente a nossa planilha!
Planilha de Planejamento Financeiro
Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!
Leia também:
13 boas ideias para ganhar dinheiro rápido se estiver precisando
Quer melhorar as finanças em 2023? Confira as ações a tomar
Preguiça e finanças: como a falta de atitude pode prejudicar a sua relação com o dinheiro