O ano está começando e, com ele, muitas pessoas começam a organizar a papelada para quando chegar a hora da declaração de Imposto de Renda. Normalmente, o prazo de entrega é até abril, mas quem declara antes também pode receber antes uma eventual restituição. Mas como aumentar a restituição no IR 2023

O ponto principal é conhecer bem as possibilidades de dedução e separar todos os documentos para não esquecer de nada. Explicamos a seguir o que você pode deduzir para conseguir receber mais dinheiro de volta. Confira!

Aumentar a restituição no IR 2023 é possível com organização

Foto: Alisson Nunes Calazan/Shutterstock

O que pode ser deduzido para aumentar a restituição no IR 2023

1. Gastos com saúde:

Os gastos com saúde podem ser deduzidos do IR e não há limite para eles. É possível deduzir consultas, exames e planos de saúde. Inclusive, dá para deduzir eventuais gastos relacionados ao tratamento de covid-19 se foi o caso. Para aumentar a possibilidade de aumentar a restituição fazendo uso desses gastos, separe todos os comprovantes e recibos. 

2. Gastos com dependentes legais:

 Quem tem dependentes legais deve inclui-los na declaração de IR para ter direito à dedução. Valem filhos, parceiros, enteados e até irmãos, dependendo da situação.

3. Gastos com educação:

Os gastos com educação realizados no ano anterior podem ser deduzidos para tentar aumentar a restituição no IR 2023. Porém, existe um limite de R$ 3.561,50 para quem declara e para cada dependente. OU seja, no caso dos gastos terem sido feitos para mais de uma pessoa, é possível somar os valores para deduzir.

4. Gastos com pensão alimentícia:

A pensão alimentícia também pode ser deduzida, ajudando a aumentar a restituição no IR 2023. Nesse caso, quem declara deve informar como "alimentando" quem recebe o valor. Outro ponto é que o alimentando não deve se enquadrar como dependente.

5. Gastos com doações:

Quem realizou doações filantrópicas no ano anterior também pode deduzi-las do IR. 

6. Gastos com PGBL:

Para ampliar as deduções e aumentar a restituição no IR 2023 você também deve incluir o que foi pago em Previdencia Privada, mais especificamente em planos do tipo PGBL ou Fapi. Esses planos permitem a dedução de até 12% do rendimento tributável. 


Que tal começar o ano planejando bem seus gastos? É só baixar gratuitamente a nossa planilha!

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Leia também:

13 boas ideias para ganhar dinheiro rápido se estiver precisando 

Quer melhorar as finanças em 2023? Confira as ações a tomar

Preguiça e finanças: como a falta de atitude pode prejudicar a sua relação com o dinheiro 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: