O Instituto de Longevidade entende que as preocupações e o conhecimento sobre a Longevidade Financeira são um caminho que passa pelo entendimento e aplicação de 5 pilares (Ganhar Mais, Gastar bem, Poupar Certo, Investir Melhor e Proteger Capital). Além disso, mais do que a causa puramente financeira, entendemos que aspectos psicológicos, comportamentais e sociais devem ser levados em consideração na hora de montar uma estratégia para gerir as finanças pessoais.

Temos consciência de que são requeridos dois ativos para uma jornada integral rumo à Longevidade Financeira: disciplina e tempo. Sem um esforço dirigido de forma sistemática e regular, estamos entregues à própria sorte. E sem tempo, como é possível organizar nossa vida (não apenas no aspecto financeiro, mas também de saúde física, relacionamentos etc.)? O problema é que a época em que vivemos, de aceleradas mudanças tecnológicas e sociais e de excesso de estímulos, faz destes dois ativos (disciplina e tempo) bens cada vez mais escassos.

O ponto ao qual quero chegar é: o que dizer a alguém que quer buscar sua Longevidade Financeira, mas que dispõe apenas do nível mais básico de disciplina e de quantidade limitada de tempo? Qual é a essência, o passo mais primário para quem quer começar?

O caminho para conquistar sua Longevidade Financeira começa com Poupar Certo.

Arte: Alex Oliveira

Eu diria: estabeleça uma meta de poupança. E comece. Poupe uma unidade de dinheiro. Poupe uma parte da refeição. Poupe uma passagem de transporte. Todo dia, um valor. Toda semana, uma fatia. Todo mês, uma parte. Eu sei que essa mensagem soa dura, sobretudo se acaso se ganha muito pouco. Mas esse é realmente o mínimo que se pode fazer quando se quer começar a cuidar da Longevidade Financeira.

Alguém poderá dizer que esse esforço de poupança não vai se converter imediatamente em grande um valor financeiro. Talvez. No entanto, é dispondo dessa quantia mínima dos dois ativos escassos (disciplina e tempo) em favor de um projeto (poupar um valor X a cada período Y), que pode germinar a semente de algo muito poderoso: a percepção de que é possível construir o futuro.

No Instituto de Longevidade, queremos dar instrumentos e motivação para você criar o seu futuro. Por isso, em setembro vamos falar muito de poupança, tanto no conteúdo escrito quanto na live mensal. Além disso, quer você tenha familiaridade com suas finanças pessoais, quer não, vamos lançar o nosso Guia da Longevidade Financeira. Será um bom companheiro para ter ao seu lado ao longo da jornada.

Cordialmente, Nilton Molina

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: