“Emagrece, desintoxica, faz bem ao corpo e à mente porque reduz o estresse, a fadiga e combate a insônia”, garante a empresária Gracinda Maria da Cruz, que há pouco mais de um ano descobriu o “Kombucha”, um chá probiótico de origem chinesa, e resolveu fabricá-lo em casa. Formada em medicina veterinária e com bastante experiência em análise laboratorial, Gracinda e seu marido, o biólogo marinho Leonardo Zayas, aplicaram todas as suas economias no novo projeto.

“Foi uma aposta alta, aplicamos as economias de uma vida inteira acreditando que isso poderia dar certo”, desabafou a empreendedora. E em pouco mais de seis meses, de posse de todas as licenças, estava vendendo 250 litros por semana do produto.

Kombucha Há um ano, Gracinda Cruz e Leonardo Zayas fabricam o Kombucha Imperium

O kombucha é um conjunto de bactérias e leveduras boas para o organismo. “Onde elas [as bactérias] existem, as patogênicas não crescem”, garante Gracinda. Os micro-organismos se unem formando uma colônia conhecida como Scoby, ou colônia-mãe, que pode ser cultivada em chá verde ou chá preto. O resultado é uma bebida naturalmente gaseificada, saudável e muito parecida com o refrigerante. Todo o processo dura em média 15 dias.

Conheça os benefícios do Kombucha

  1. Regula o apetite, contribuindo para o emagrecimento e combatendo a obesidade;
  2. Atua eliminando a bactéria H. pylori, umas das grandes causas de gastrite;
  3. Combate bactérias e fungos causadores de doenças no intestino;
  4. Atua como um poderoso desintoxicante ao se ligar a moléculas tóxicas no organismo e estimular sua eliminação pela urina e pelas fezes;
  5. Alivia e previne problemas como gota, reumatismo, artrite e pedras nos rins;
  6. Sua ação laxante ajuda a equilibrar a flora intestinal;
  7. Equilibra o pH do sangue, deixando o corpo mais forte para prevenir e curar doenças;
  8. Reduz o estresse e combate a insônia;
  9. Atua na prevenção de dores de cabeça e enxaqueca;
  10. Melhora o funcionamento do fígado;
  11. Rico em antioxidantes, ajuda a fortalecer o sistema imunológico;
  12. Previne doenças como o diabetes e o câncer;
  13. Normaliza a pressão arterial;
  14. Diminui os sintomas da menopausa;
  15. Por ser uma boa fonte de líquidos, estimula o organismo a produzir mais urina, evitando as infecções urinárias.

Mesmo com tantos benefícios, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proíbe que essas informações venham explícitas no rótulo do produto devido à falta de comprovação científica.

Kombucha Scoby, colônia de bactérias usada na fabricação do kombucha. Por Green Art / Shutterstock

Hoje, o produto pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais em todo o país, por preços que vão de R$ 10 a R$ 100. A moda se espalhou tão rapidamente que há um ano e meio foi criada a Associação Brasileira de Kombucha (ABKom), que já possui 40 empresas associadas.

Para dar um toque especial ao sabor, os fabricantes misturam ervas e sucos de fruta. O Kombucha Imperium, produzido pelo casal Gracinda e Leonardo Zayas, é fabricado nos sabores uva, morango, abacaxi com menta, abacaxi com gengibre, limão com menta, capim limão, caqui com limão, maçã com especiarias, tamarindo, pitaia com hibisco e romã com pimenta caiena.

Mas a veterinária alerta para os cuidados com a fabricação do produto. “É muito importante que o kombucha seja produzido em um local exclusivo para a sua fabricação, totalmente azulejado e esterilizado para evitar a contaminação cruzada”, explica.

Leia também

Consumo de folhas verdes adia o envelhecimento cerebral em 11 anos

Cistanche tubulosa: erva promete ser a cura para todos os problemas

Compartilhe com seus amigos