Você já pensou em comer flor? Não? Então reveja o seu cardápio. Pesquisa recém-concluída pela pesquisadora Neide Botrel, da Embrapa Hortaliças, revelou os benefícios nutricionais da flor de capuchinha: “São fontes de vitamina C e de carotenoides, que são poderosos antioxidantes”, diz.  

Os tons das suas pétalas estão associados à presença de carotenoides, pigmentos que vão do amarelo claro ao vermelho escuro. No caso específico da capuchinha, destaca-se a luteína, que está relacionada à prevenção de doenças como catarata e degeneração macular. 

A flor de capuchinha também pode ser desidratada – para ser usadas em infusões e bolos –, embebida em álcool ou em calda de açúcar ou ainda congelada na forma de cubo de gelo e adicionada a sucos e coquetéis. “E por aí vai, de acordo com a criatividade culinária de cada um”, observa. 

Já o sabor fresco e picante de suas folhas é explicado pela presença de compostos sulfurados, como a quercetina, encontrados também no agrião e na cebola, e que favorece o sistema imunológico. Além disso, “são ricas em proteína e em minerais, em especial cálcio, fósforo e zinco”. 

Além das flores e das folhas, presentes em geral em saladas de restaurantes orgânicos, as sementes dessa PANC (planta alimentícia não convencional) também são comestíveis. “Chamadas de falsas alcaparras, devido à similaridade visual, são consumidas na forma de conservas”, afirma Botrel. 

Receita

Charutos de folhas de capuchina

Ingredientes

30 folhas de capuchina

100g de arroz

200 g de carne moída

Sal, alho, cebola e pimenta a gosto

Modo de preparo

  1. Misture o arroz lavado com a carne moída temperada.
  2. Lave as folhas de capuchinha e passe em água quente para facilitar a montagem do charuto.
  3. Em seguida, abra a folha e coloque o recheio no centro.
  4. Dobre os dois lados para cobrir o recheio e, na sequência, enrole a folha da base em direção à ponta.
  5. Cozinhe no vapor, por aproximadamente 40 minutos, e decore as flores.



No Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Embrapa Hortaliças, também foram pesquisadas as condições ideais de temperatura de armazenamento da flor de capuchinha. “Devem ser mantidas refrigeradas, na faixa de 5º C, por até uma semana”, ensina a pesquisadora. 

 

Você sabia? 

O nome capuchinha remete à folha que, vista da parte dorsal, lembra a forma de um capuz. O termo Tropaeolum, gênero da planta, vem do grego tropaion, que significa tropa, e faz alusão à suposta forma de escudo resultante das folhas agrupadas, cujo formato se assemelha a capacetes. 

 

Como plantar 

A capuchinha é uma planta de clima subtropical e que se adapta bem a ambientes parcialmente sombreados. Pode ser cultivada durante o ano todo, desde que irrigada nos períodos secos. O plantio deve ser feito preferencialmente em canteiros, ricos em matéria orgânica e bem drenados.  A colheita inicia-se 50 dias após o plantio, podendo ser estendida por meses. Atinge uma produtividade mensal de até 0,5 kg/m² de flores, o que equivale a 1.000 flores, e até 1 kg/m² de folhas. 

 

Leia também: 

Plantar é terapêutico; aprenda a cultivar ervas e temperos em casa 

Conheça o jeito certo de higienizar frutas, legumes e verduras 

Compartilhe com seus amigos