O Auxílio Brasil de outubro, segundo anúncio oficial do governo federal, começa nesta terça-feira, dia 11. Juntamente com o benefício, será pago a parcela do vale-gás. O pagamento das parcelas respeita a sequência da numeração do Número de Identificação Social (NIS) do cartão do beneficiário.

O pagamento do Auxílio Brasil de outubro antecipado começa no dia 11 e termina no dia 25. Confira a data de pagamento abaixo.

Calendário de pagamento do Auxílio Brasil de outubro

Originalmente, o calendário previa o pagamento entre os dias 18 e 31 de outubro. Contudo, o anúncio da antecipação aconteceu no dia 3, logo após o primeiro turno das eleições. Veja abaixo os dias de pagamento, de acordo com o NIS:

  • Final de NIS 1 - 11/10

  • Final de NIS 2 - 13/10

  • Final de NIS 3 - 14/10

  • Final de NIS 4 - 17/10

  • Final de NIS 5 - 18/10

  • Final de NIS 6 - 19/10

  • Final de NIS 7 – 20/10

  • Final de NIS 8 – 21/10

  • final de NIS 9 – 24/10

  • Final de NIS 0 – 25/10

Um mão masculina segurando um celular. No aparelho, está aberto o aplicativo do Cadastro Único. Imagem para ilustrar a matéria sobre auxílio brasil de outubro. Crédito: JERO SenneGs/shutterstock

Quem tem direito ao benefício

O Auxílio Brasil de outubro será pago a 21,13 milhões de famílias. Com investimento no valor de R$ 12,8 milhões, a média do pagamento do benefício ficou em R$ 609,65 por residência. Isso porque o pagamento também inclui benefícios complementares.

O vale-gás é pago a cada dois meses, dentro do calendário do Auxílio Brasil, também respeitando o NIS. O valor do benefício equivale a média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 quilos. Em outubro, o benefício será pago 5,98 milhões de famílias. 

O valor integral, no entanto, será pago somento até dezembro. A partir de janeiro de 2023, as famílias voltarão a receber o valor médio de 50% do botijão de gás de 13 kg.

Para participar dos programas, que têm o objetivo de dar suporte à famílias em extrema pobreza, é necessário estar inscrito no Bolsa Família (antigo nome do Auxílio Brasil). Também é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).

Para dúvidas, existem três canais de atendimento disponibilizados pelo governo:

  1. Telefone 121, do Ministério da Cidadania;
  2. Telefone 111, da Caixa Econômica Federal;
  3. Aplicativo Auxílio Brasil, disponível para Android e IOS.

Gostou da matéria? Entre no nosso grupo de whatsapp e receba outros conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais!


Leia também:

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil é regulamentado

Programa Auxílio Brasil: conheça os 9 benefícios

Reserva de emergência contra imprevistos: saiba como criar e proteger a sua

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: