O programa Auxílio Brasil foi anunciado como o novo projeto social para dar suporte às famílias em extrema pobreza e vulnerabilidade social no Brasil. Sendo um substituto do Bolsa Família, começou em novembro de 2021.
Crédito: Rafastockbr/shutterstock
Programa Auxílio Brasil: confira os 9 benefícios
Dentro do programa, existem nove modalidades, sendo três delas chamadas de núcleo básico. Confira abaixo:
Primeira Infância
Para famílias com crianças de até 36 meses (três anos) de idade incompletos.
Composição Familiar
Para famílias com gestantes ou pessoas de três a 21 anos de idade. A proposta é incentivar o grupo a concluir a escolarização formal. Há o limite de até cinco beneficiados por família.
Superação da Extrema Pobreza
O benefício será aplicado caso as famílias continuem abaixo da linha da pobreza, mesmo com os auxílios acima.
Além do núcleo básico, existem mais seis benefícios.
Auxílio Criança Cidadã
Destinado a famílias com crianças entre zero e 48 meses incompletos, que, mesmo com fonte de renda, não consigam vagas em creches públicas ou privadas. O valor será pago até a criança completar 48 meses (quatro anos).
Auxílio Esporte Escolar
Destinado para estudantes que se destacarem nos Jogos Escolares Brasileiros e estiverem com idade entre 12 e 17 anos incompletos. O auxílio será pago em 12 parcelas mensais ao estudante.
Bolsa de Iniciação Científica Júnior
Com transferência do valor feita em 12 parcelas mensais e sem número máximo de beneficiários por família, é destinada aos estudantes que tiverem bom desempenho em competições acadêmicas e científicas.
Auxílio Inclusão Produtiva Rural
Destinado aos agricultores familiares inscritos no CadÚnico, com pagamento por até 36 meses.
Auxílio Inclusão Produtiva Urbana
Para aqueles que comprovarem vínculo empregatício formal e estiverem na folha de pagamento do programa Auxílio Brasil. O limite será de um auxílio por núcleo familiar.
Benefício Compensatório de Transição
Destinados a famílias que recebiam o Bolsa Família e perderem parte do valor na alteração para o Auxílio Brasil. No período de implementação do novo programa, essas famílias receberão o benefício até que o valor ultrapasse o do Bolsa Família ou até que sua renda aumente, desenquadrando-as do programa.
Saiba como participar
Para participar do programa e ser contemplado pelos benefícios é necessário se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico) e declarar a renda mensal da sua família. Todas as modalidades são válidas apenas para os inscritos no Auxílio Brasil.
Gostou da matéria? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba outros conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais!
Leia Também:
Desconto do INSS nos salários em 2021: saiba como calcular
Revisão do auxílio-doença pode aumentar o valor dos benefícios; veja se você tem direito
Salário mínimo atualizado: veja qual será o valor em 2022