O INSS está realizando a revisão do auxílio-doença de quem teve o benefício liberado em 2020 sem a realização de perícia médica. Como as agências permaneceram fechadas devido à pandemia, as concessões foram realizadas de forma virtual, no valor de R$1.045, com a promessa de que a diferença seria paga posteriormente, quando os trabalhadores pudessem enfim comprovar presencialmente a incapacidade para o trabalho.

Com a revisão do auxílio-doença, é possível que alguns trabalhadores tenham seus benefícios corrigidos para um valor superior ao de um salário mínimo. O objetivo é revisar cerca de 200 mil auxílios-doença que foram concedidos para quem fez a solicitação pela plataforma MEU INSS.

Em dezembro de 2020, o INSS realizou a revisão do auxílio-doença de mais de 600 mil beneficiários, do total de 1,1 milhão de cidadãos que tiveram a antecipação concedida até 31 de outubro.

Dois meses antes, em outubro, o INSS realizou o pagamento das diferenças de quase 500 mil segurados que tiveram a antecipação concedida até 2 julho.

Revisão do auxílio-doença: quem tem direito à diferença?

Os segurados que tiverem direito à diferença nos valores recebidos receberão uma carta do INSS informando sobre o recálculo. Aqueles que não quiserem esperar poderão conferir se houve reajuste no valor do benefício pelo telefone 135 ou acessando o MEU INSS. As informações sobre pagamentos recebidos poderão ser verificadas no “Extrato de Pagamento de Benefício do INSS”.

Caso a revisão do auxílio-doença ainda não tenha sido realizada, o segurado pode fazer a solicitação pelo 135 ou no MEU INSS, acessando a opção “Agendamentos/solicitações”, depois “Atualizações para manutenção do benefício e outros serviços” e em seguida clicando em “Solicitação de pagamento de benefício não recebido”.

 O beneficiário que tiver seu pedido de revisão negado e não concordar com a decisão do órgão deverá entrar com um recurso administrativo junto ao INSS, para que uma nova análise seja feita. Se mesmo assim o recurso for novamente negado, o cidadão ainda pode recorrer à justiça para resolver a questão.


E como está sua relação com o dinheiro ultimamente? Faça nosso teste rápido e veja se você é capaz de poupar para realizar seus objetivos:

Já imaginou receber conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no nosso grupo do WhatsApp.


Leia também:

BPC: saiba como funciona o Benefício de Prestação Continuada

Salário mínimo atualizado: veja qual será o valor em 2022

Saiba em que casos o afastamento pelo INSS conta para a aposentadoria

Atendimento presencial no INSS volta a acontecer aos poucos

Desconto do INSS nos salários em 2021: saiba como calcular

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: