Você já ouviu falar na Carteira do Idoso? Também chamada de Carteira da Pessoa Idosa, ela é um documento de comprovação que dá acesso à benefícios complementares para pessoas com 60 anos ou mais.

A Carteira do Idoso é um benefício social garantido pelo Estatuto da Pessoa Idosa. Ela também é uma forma de identificação e de comprovação de renda. A maior utilidade para a Carteira do Idoso é o acesso à gratuidade no transporte, seja municipal ou interestadual.

Outra forma de usar a Carteira do Idoso é como identificação. Além disso, documento é aceito em todo o território nacional.

Quem pode ter a Carteira do Idoso?

Pessoas com 60 anos ou mais, que não tenham comprovação de renda e que recebam até dois salários mínimos podem solicitar a carteira.

Já a pessoa idosa que tem como comprovar renda não precisa da Carteira do Idoso para acessar gratuitamente o transporte público. Para esse caso, basta que a pessoa idosa apresente o comprovante de renda de até dois salários mínimos e o documento de identidade para ter direito ao benefício.

Contudo, de acordo com o Governo Federal, a carteira é uma forma de facilitar o direito à gratuidade. Por esse motivo, o sistema também pode gerar a carteira para pessoas que possuem outras formas de comprovação de renda. Dessa forma, é possível emitir a Carteira do Idoso para quem se enquadra no quesito de renda, mesmo que exista formas de comprovar.

Importante destacar que o critério de renda é receber até dois salários mínimos.

Além disso, para ter acesso à carteira é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Aqueles que não possuem o CadÚnico precisam entrar em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa. No CRAS, a pessoa idosa será orientada e encaminhada para inscrição no Cadastro Único.

Como fazer a Carteira do Idoso

A Carteira do Idoso pode ser emitida pela internet, diretamente no site carteiraidoso.cidadania.gov.br. Outra forma de adquirir a carteira é solicitando diretamente em uma unidade do CRAS.

Para fazer o requerimento é necessário ter o cadastro no CadÚnico e o Número de Identificação Social (NIS).

Veja como emitir a carteira pela internet

Para emitir a documentação pela internet basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Entre no site carteiraidoso.cidadania.gov.br ;

  • Selecione a opção Emitir Carteira da pessoa Idosa;

  • Faça login na conta Gov.br informando CPF e senha;

  • Após o login, clique em “autorizar”;

  • Na tela seguinte, após autorizar, aparecerão algumas opções de serviço. Clique em “Emitir Carteira da Pessoa Idosa”;

  • Com a emissão pronta, basta imprimir a carteira ou salvar no computador ou celular.

A página oficial do site daa Carteira do Idoso para emissão. Crédito: reprodução site Governo Federal

Veja como emitir a carteira em uma unidade do CRAS

Aqueles que preferem um auxílio para emitir a carteira podem recorrer a uma unidade do CRAS. Para isso, é necessário comparecer à unidade perto de sua casa. Localize o CRAS mais próximo aqui.

Chegando na unidade, é preciso estar com os seguintes documentos:

  • CPF;

  • Número do NIS.

Após a carteira ser emitida por um técnico do CRAS, basta imprimir e salvar no celular.

É importante destacar que a emissão da Carteira do Idoso feita pela internet é imediata. Já a feita em uma unidade do CRAS tem um prazo de 45 dias para ficar pronta. Porém, caso haja alguma urgência, é possível solicitar uma declaração provisória para o benefício.

Informações presentes na Carteira do Idoso

Após ser emitido, a carteira se torna um documento da pessoa idosa. Nele ficam os seguintes dados:

  • Nome Completo;

  • Data de Nascimento;

  • Número do Documento de Identificação;

  • Número do CPF;

  • NIS;

  • Data de expedição e validade;

  • QR Code com código alfanumérico.

A validade da Carteira do Idoso é de dois anos e a informação fica descrita no cartão. Quando a data estiver próxima de vencer, basta solicitar uma nova carteira.


Contar com serviços exclusivas para a sua aposentadoria é algo que traz mais qualidade de vida. Por esse motivo, o Instituto de Longevidade conta com o Programa ViverMais, com nove benefícios voltados para pessoas com 60 anos ou mais, aposentados e pensionistas.

Tenha seguro de vida, descontos em medicamentos, atendimento diretamente com o INSS e diversos outros tipos de assistência pensados exclusivamente para você. Conheça o ViverMais, torne-se um associado e veja como ter mais qualidade de vida.

Leia também:

Transporte gratuito para pessoas idosas: como viajar de graça?

Atestado médico falso será tratado como crime, diz presidente do INSS

5 benefícios e gratuidades para maiores de 60 anos

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: