O governo federal zerou os pedidos do benefício até outubro, contudo, parou de analisar os que entraram após o período eleitoral. Com isso, a fila de espera do Auxílio Brasil voltou a crescer.

De acordo com as informações obtidas pelo jornal Folha de São Paulo, 127.948 pedidos foram considerados elegíveis no programa. Porém, ainda não vão receber o benefício neste mês.

O Ministério da Cidadania tinha a pretensão de zerar a fila de espera do Auxílio Brasil até o fim de 2022. No mês de julho, 1,569 milhão de aguardavam para obter o benefício. O governo atual, antes das eleições, apressou a inclusão de beneficiários. Com isso, mais 3,5 milhões de famílias foram incluídas no programa.

Dessa forma, a quantidade de famílias beneficiadas pelo Auxílio Brasil aumentou de 18,02 milhões, em março, para 21,13 milhões, em outubro. Porém, após perder as eleições, os pedidos pararam de ser aprovados.

Em outubro, fila de espera do Auxílio Brasil foi zerada sem muitos críterios

De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), a inclusão dos novos beneficiados não foi acompanhada de análise técnica. A aprovação privilegiou famílias com apenas uma pessoa, em detrimento dos lares com crianças e adolescentes.

O jornal O Globo teve acesso ao parecer da equipe técnica. No documento, existem evidências de pagamentos indevidos sob pretexto de zerar a fila.
Pessoas da secretaria de assistência social para inscrição no programa Auxilio Brasil. Imagem para ilustrar a matéria sobre lista de espera do Auxílio Brasil.

Crédito: Joa Souza/shutterstock

Equipe de transição prevê pente-fino

Uma das propostas da equipe de transição de governo na área econômica é a revisão dos cadastros do Bolsa Família. Isso seria iniciado a partir de fevereiro. O “pente-fino” terá como um dos principais objetivos mirar 4,9 milhões de beneficiários que declaram que moram sozinhos.


Os benefícios sociais são complementos que ajudam a população a se estabilizar financeiramente, enquanto seguem na busca de melhorias econômicas. Para que isso aconteça, é necessário ter um controle das finanças, planos e metas, de forma que o dinheiro faça parte da rotina familiar. 

Baixe a planilha de planejamento financeiro e veja como ter um mais controle da renda e despesas do lar.

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Leia também:

Previdência privada como aliada na realização de objetivos a longo prazo

Melhores países para se aposentar: pesquisa divulga ranking global de 44 nações

Pagamento do Auxílio Brasil de dezembro começa dia 12; confira o calendário

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: