Os constantes problemas no sistema do INSS têm impactado significativamente o atendimento aos segurados. Entre 1º de janeiro e 20 de junho deste ano, os sistemas apresentaram falhas em 67 dias. Segundo informações do G1, as falhas no sistema do INSS causaram prejuízos no atendimento, aumentando o tempo de espera dos beneficiários.

Maio foi o mês mais problemático, com 14 dias de instabilidades. Março também apresentou muitos problemas, com 12 dias de falhas. Em 21 dos 67 dias mencionados, os sistemas ficaram indisponíveis durante todo o dia.

Falhas no sistema do INSS traz impacto no atendimento aos segurados

Os sistemas do INSS são essenciais para a análise de pedidos de benefícios pelos servidores da Previdência Social. A indisponibilidade dessas plataformas prejudica diretamente o atendimento, aumentando as filas e o tempo de espera dos segurados.

A Dataprev, responsável pela gestão dos sistemas, afirmou que monitora as bases de dados em regime de 24/7. A empresa destacou que possui rotinas para atuação emergencial visando restabelecer os sistemas o mais rápido possível. No entanto, até 20 de junho, ocorreram 35 interrupções em 7 dos 9 principais sistemas.

Uma mão segurando um celular, com o aplicativo do INSS aberto. Imagem para ilustrar a matéria sobre falhas no sistema do INSS. Crédito: rafastockbr/Shutterstock

Números das falhas no sistema do INSS

Segundo a Dataprev, o total de horas de paralisação foi de 137 horas e 25 minutos. Esse período representa menos de 1% das horas de funcionamento previstas. Contudo, a recorrência dos problemas continua a preocupar beneficiários e servidores do INSS.

A instabilidade nos sistemas do INSS demonstra a necessidade de melhorias tecnológicas. Enquanto isso, segurados enfrentam dificuldades e atrasos. A Dataprev continua monitorando e buscando soluções para minimizar os impactos dessas falhas no sistema do INSS.


Você sabia que associados do Instituto de Longevidade têm atendimento exclusivo no INSS através do Programa de Benefícios ViverMais? Conheça a iniciativa e tenha essa facilidade para conquistar o melhor caminho para a sua aposentadoria.


Leia também:

Novo golpe contra idosos: INSS alerta sobre fraude envolvendo BPC/Loas

Dados de beneficiários do INSS ficam expostos: falha de segurança deixa milhões vulneráveis

Pente-fino em benefícios do INSS pode economizar até R$ 30 bilhões

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: