O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) identificou um novo golpe contra idosos. Nele, os criminosos cobram valores para liberar o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). O alerta foi emitido por um servidor da Previdência Social em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. O funcionário notou um aumento nas tentativas de fraude e alertou as autoridades.
Os golpistas enviam mensagens via SMS ou WhatsApp, informando que a vítima tem direito ao benefício. Para liberar os valores, eles pedem um pagamento de mais de R$ 400.
O benefício BPC/Loas é destinado a pessoas com deficiência e idosos a partir de 65 anos em situação de vulnerabilidade. Para recebê-lo, é necessário comprovar a condição de baixa renda e estar inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Novo golpe contra idosos foi denunciado por servidor da Previdência Social
A denúncia veio de um servidor da Previdência Social em Campos dos Goytacazes. Ele encontrou um intermediário que deu entrada no BPC/Loas de um idoso, ao se cadastrar como procurador.
O golpe foi descoberto quando a vítima procurou uma agência do INSS. Lá, ela informou ter recebido mensagens sobre a liberação do benefício. O servidor encontrou vários procuradores cadastrados no mesmo pedido e identificou um e-mail e telefone que o idoso não reconhecia.
O caso foi encaminhado à Polícia Federal (PF). Na mensagem enviada ao idoso, o intermediário marcava dia, hora e local para o recebimento do benefício.
Pedia que a vítima levasse documentos como RG, CPF e comprovante de residência, além de mencionar um valor a ser pago ao "escritório" que auxiliaria na liberação do benefício.
Confira as orientações do INSS para se proteger do novo golpe contra idosos
O INSS enfatiza que nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados ou pedir envio de documentos via e-mail ou WhatsApp.
O canal oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site ou aplicativo disponível para iOS e Android). O número do SMS usado pelo INSS é 280-41, que nunca envia links, apenas informa sobre o andamento dos processos.
Qualquer convocação para apresentar documentos fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada pelo telefone 135.
As solicitações de agendamento de serviços ou entrega de documentos devem ser feitas pelo aplicativo/site Meu INSS ou nas agências da Previdência Social com agendamento prévio.
Para se proteger, mantenha seus dados atualizados
Os segurados devem manter seus dados de contato atualizados, como telefone, e-mail e endereço, pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. O INSS reforça a importância de usar apenas canais oficiais de atendimento para garantir a segurança e evitar fraudes.
Se você tem dúvidas sobre os serviços do INSS, conheça o programa de Assistência do Instituto de Longevidade. Torne-se um associado e tenha um serviço exclusivo de atendimento para conquistar a sua aposentadoria.
Leia também:
Os 3 golpes do INSS mais comuns e como se proteger
Economizar dinheiro: confira 10 formas fáceis de colocar em prática
Golpes e fraudes: especialista revela a tática usada por criminosos