O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) identificou um novo golpe contra idosos. Nele, os criminosos cobram valores para liberar o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). O alerta foi emitido por um servidor da Previdência Social em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. O funcionário notou um aumento nas tentativas de fraude e alertou as autoridades.

Os golpistas enviam mensagens via SMS ou WhatsApp, informando que a vítima tem direito ao benefício. Para liberar os valores, eles pedem um pagamento de mais de R$ 400.

O benefício BPC/Loas é destinado a pessoas com deficiência e idosos a partir de 65 anos em situação de vulnerabilidade. Para recebê-lo, é necessário comprovar a condição de baixa renda e estar inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Novo golpe contra idosos foi denunciado por servidor da Previdência Social

A denúncia veio de um servidor da Previdência Social em Campos dos Goytacazes. Ele encontrou um intermediário que deu entrada no BPC/Loas de um idoso, ao se cadastrar como procurador.

O golpe foi descoberto quando a vítima procurou uma agência do INSS. Lá, ela informou ter recebido mensagens sobre a liberação do benefício. O servidor encontrou vários procuradores cadastrados no mesmo pedido e identificou um e-mail e telefone que o idoso não reconhecia.

O caso foi encaminhado à Polícia Federal (PF). Na mensagem enviada ao idoso, o intermediário marcava dia, hora e local para o recebimento do benefício.

Pedia que a vítima levasse documentos como RG, CPF e comprovante de residência, além de mencionar um valor a ser pago ao "escritório" que auxiliaria na liberação do benefício.

Um homem idoso mexendo no celular, lendo mensagens que recebe de um novo golpe contra idosos.

Confira as orientações do INSS para se proteger do novo golpe contra idosos

O INSS enfatiza que nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados ou pedir envio de documentos via e-mail ou WhatsApp.

O canal oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site ou aplicativo disponível para iOS e Android). O número do SMS usado pelo INSS é 280-41, que nunca envia links, apenas informa sobre o andamento dos processos.

Qualquer convocação para apresentar documentos fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada pelo telefone 135.

As solicitações de agendamento de serviços ou entrega de documentos devem ser feitas pelo aplicativo/site Meu INSS ou nas agências da Previdência Social com agendamento prévio.

Para se proteger, mantenha seus dados atualizados

Os segurados devem manter seus dados de contato atualizados, como telefone, e-mail e endereço, pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. O INSS reforça a importância de usar apenas canais oficiais de atendimento para garantir a segurança e evitar fraudes.


Se você tem dúvidas sobre os serviços do INSS, conheça o programa de Assistência do Instituto de Longevidade. Torne-se um associado e tenha um serviço exclusivo de atendimento para conquistar a sua aposentadoria.

Leia também:

Os 3 golpes do INSS mais comuns e como se proteger

Economizar dinheiro: confira 10 formas fáceis de colocar em prática

Golpes e fraudes: especialista revela a tática usada por criminosos

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: