Quais os golpes do INSS mais comuns? Descubra as estratégias mais utilizadas por criminosos para aplicar golpes e obter dinheiro ou informações de aposentados e pensionistas do INSS.

Golpes do INSS mais comuns nem sempre são conhecidosFoto: Ozrimo/Shutterstock

Valores atrasados a receber 

No esquema conhecido como "golpe dos valores atrasados", o golpista faz contato (geralmente via WhatsApp ou SMS) e afirma que a pessoa aposentada possui pagamentos pendentes do seu benefício junto à Previdência. O golpista afirma ser necessário o pagamento de uma taxa, normalmente paga via PIX, para liberar os valores atrasados. Em seguida, solicita que a transferência seja realizada alegando que somente após o pagamento da contribuição, seus valores serão liberados.  

É natural que muitas pessoas fiquem surpreendidas com a perspectiva de receber um dinheiro extra da Previdência, mas é importante estar atento. Quando uma notícia parece boa demais, vale a pena desconfiar.  

📢 Caiu em um Golpe do PIX? Saiba como denunciar e tentar recuperar seu dinheiro de volta 

Benefício bloqueado é outro dos golpes do INSS mais comuns

Neste golpe, o criminoso entra em contato com a pessoa aposentada (geralmente via WhatsApp ou SMS) se passando por um atendente do INSS e o alerta sobre o iminente bloqueio de seu benefício devido a dados cadastrais desatualizados.  

O impostor argumenta que a atualização é simples e solicita ao aposentado que forneça informações pessoais, como CPF, endereço, data de nascimento, dados bancários, número do cartão do INSS e outros detalhes. O (a) aposentado(a), acreditando estar falando com um servidor do INSS, acaba fornecendo as informações solicitadas.

Esses dados fornecem ao criminoso a oportunidade de cometer fraudes em nome do segurado, tais como solicitar um empréstimo consignado que será posteriormente descontado de seu benefício mensal. 

Prova de vida online

Neste caso, os golpistas entram em contato, geralmente via WhatsApp ou SMS, informando aos pensionistas ou aposentados sobre a necessidade de realizar uma prova de vida digital, uma modalidade criada devido à pandemia de Covid-19. O falso atendente, fingindo representar o INSS, solicita que a vítima confirme seus dados pessoais e bancários. 

Em seguida, o impostor pede o envio de uma foto recente e documentos digitalizados. Com os dados confirmados e a foto do documento de identidade, os criminosos podem cometer fraudes financeiras, como abrir contas laranja em seu nome que serão usadas para outros golpes ou créditos e empréstimos em instituições financeiras.

Como se proteger dos Golpes do INSS mais comuns

Para se proteger desses golpes e garantir seus direitos previdenciários, é fundamental seguir algumas precauções.  

  • Desconfie de mensagens relacionadas ao INSS via WhatsApp ou SMS. Fique atento ao número de telefone, foto do contato e a forma de falar. Geralmente as comunicações são feitas por canais oficiais, como o próprio sistema Meu INSS.
  • Nunca compartilhe informações pessoais e bancárias por telefone ou mensagem, se alguém estiver pressionando para obter esses dados pode ser um golpe.
  • Tenha o site Meu INSS como fonte da verdade. Este é o canal oficial do INSS onde estão registrados todos os prazos e instruções para agendamento do pagamento,  no perfil do segurado.  

Quer denunciar uma tentativa ou um Golpe do INSS? 

Envie a fotografia da sua tela (print screen) da tentativa de golpe para o SOS Golpe que fará a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.  

*Este é um artigo produzido pela SilverguardA Silverguard é uma empresa de tecnologia que atua como um guardião digital, protegendo o dinheiro das pessoas e empresas via ecossistema de dados. 


Que tal ter apoio tecnológico para tirar dúvidas? No Programa ViverMais você conta com esse e outros benefícios. É só se associar!

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: