A maior festa do mundo está prestes a começar e se engana quem pensa que pessoas idosas não podem curtir a folia. Porém, é muito comum que eles tenham receio de aproveitar, principalmente por causa do medo de quedas. Por isso, separamos algumas dicas de carnaval para idosos curtirem a festa sem preocupações.

As quedas representam uma das principais causas de mortalidade entre os idosos. Elas acontecem devido a diminuição da força e a capacidade muscular, o que pode comprometer a habilidade de reagir a desequilíbrios.

Mas isso não significa que pessoas idosas não possam ou consigam aproveitar os dias de carnaval. Uma pessoa, seja idosa ou não, que se sinta segura para realizar o que gosta, pode aproveitar muito mais.

Para ajudar a promover mais segurança e autoconfiança, veja algumas dicas de carnaval para idosos.

Um senhora curtindo um bloco de carnaval de rua ao lado de sua neta. Imagem para ilustrar a matéria sobre dicas de carnaval para idosos. Crédito: Luis War/Shutterstock

5 dicas de carnaval para idosos curtirem a folia

1. Mantenha-se hidratado

A desidratação pode ser definida como a diminuição acentuada da quantidade de água disponível no corpo. Ela pode ser um fator de desequilíbrio. Ou seja, é importante que, na hora de entrar na folia, o idoso esteja constantemente hidratado. E isso vai além de beber bastante água. É necessário passar bastante protetor solar para hidratar e proteger a pele.

2. Vista calçados e roupas confortáveis

No carnaval, é possível se enfeitar à vontade. Mas é preciso ter cuidado com as suas escolhas. Opte por roupas e calçados confortáveis e que promovam a flexibilidade. Tenha, dessa forma, mais liberdade, mantendo o corpo fresco e com a movimentação livre.

3. Faça a manutenção da força muscular

A força muscular é essencial para a manutenção do corpo. Atividades como musculação, pilates e treinamento funcional, focados nas tarefas do dia a dia, são fundamentais para evitar acidentes. 

4. Evite ficar muito tempo em pé

Evite ficar em pé por longos períodos para prevenir a fadiga muscular, especialmente considerando que os idosos tendem a ter a massa muscular enfraquecida. Faça pequenas pausas ao longo da caminhada ou durante a diversão nos blocos para descansar as pernas. Cada pessoa tem seu próprio limite, então quando sentir necessidade de parar, pare e descanse.

5. Evite aglomerações

O recomendado é evitar aglomerações e terrenos irregulares. Evite áreas onde haja muita movimentação e multidões caminhando ou correndo. Procure por blocos que fiquem parados ou que não se movimentam muito. Estes podem oferecer mais espaço para aproveitar a diversão.


Para cuidar da sua saúde, conheça o Programa de Benefícios ViverMais, exclusivo do Instituto de Longevidade. Tenha diversos serviços que tornam a sua vida muito mais plena, como seguro de vida, teleconsulta e descontos em medicamentos. 

Associe-se ao ViverMais e tenha muito mais qualidade de vida! 

Leia também:

Descobertas sobre a longevidade e os desafios do envelhecimento da população

Hábitos saudáveis para viver mais: estudo aponta 8 dicas para ter mais 24 anos de vida

10 hábitos para melhorar seu dia a dia e aumentar sua longevidade

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: