Em apenas oito meses, a fila da perícia médica do INSS diminuiu quase pela metade, graças às iniciativas do Ministério da Previdência Social. Este esforço tem como objetivo principal reduzir o tempo de espera e melhorar o atendimento aos segurados.

O Programa de Enfrentamento à Fila foi lançado pelo Ministério da Previdência Social. O resultado da iniciativa foi uma redução de 46% no número de pessoas aguardando perícias médicas do INSS. Em setembro do ano passado, havia 1.178.123 requerentes na fila, enquanto em maio deste ano, esse número caiu para 636.911.

Medidas implementadas para reduzir a fila da perícia médica do INSS

Para enfrentar a fila da perícia médica do INSS, o Ministério adotou várias medidas. Entre elas, a criação de recompensas para análises além da capacidade regular das agências, convocação de concursados e a regulamentação da telemedicina. Essas ações visam acelerar o processo de atendimento e reduzir o tempo de espera.

A nomeação de 1.276 candidatos aprovados em concurso público, com mil já atuando diretamente na análise de requerimentos, também foi crucial para a redução. Além disso, a realização de 418 mutirões de perícia em todo o Brasil contribuiu para diminuir o tempo de espera.

Servidores também foram deslocados para regiões com maior tempo de espera. Isso tem colaborado  para atender locais com poucos médicos nas agências e, assim, reduzir a fila de forma mais igualitária.

Diminuição do tempo médio de espera na fila da perícia médica do INSS

O tempo médio de espera para o agendamento da perícia médica caiu de 70 para 39 dias. Essa foi uma redução de 44%. A melhoria é um reflexo direto das medidas implementadas pelo Ministério da Previdência Social.

O uso da telemedicina e a análise documental têm facilitado o acesso aos benefícios. Desde a implementação do sistema Atestmed, muitos segurados têm conseguido resolver suas pendências de forma remota.

Uma agência da Previdência Social com uma fila da perícia médica do INSS. Crédito: Joa Souza/Shutterstock

Metas e expectativas para a fila da perícia médica do INSS

A meta da Perícia Médica Federal é realizar 50 mil perícias por mês via telemedicina até o final do semestre. A expectativa é que essas ações continuem reduzindo a fila da perícia médica do INSS e melhorando o atendimento aos segurados.

O ministro Carlos Lupi destacou a importância de um trabalho humanizado pelos peritos, que têm gerado resultados positivos. A colaboração e o comprometimento da categoria são essenciais para a continuidade da redução da fila da perícia médica do INSS.


Você sabia que associados do Instituto de Longevidade têm atendimento exclusivo com o INSS? A assistência faz parte do Programa de Benefícios ViverMais, com esse e diversos serviços pensados exclusivamente para você. Conheça a iniciativa e tenha essa facilidade para conquistar o melhor caminho para a sua aposentadoria.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: