O projeto que define o 14º salário do INSS foi criado em 2020 e previa a liberação do benefício entre 2020 e 2021. As mudanças no Projeto de Lei (PL) 4.367/20, devido ao atraso na aprovação, fizeram com que o pagamento em dobro do abono anual tivesse poucas chances de ser realizado.

O 14º salário do INSS foi criado com o propósito de conceder um abono anual aos aposentados e pensionistas da Previdência Social. Entenda melhor o que é esse salário extra e veja como será em 2023.

Uma senhora segurando notas de 100 reais. Imagem para ilustrar a matéria sobre 14º salário do INSS.

Crédito: Vergani Fotografia/shutterstock

O que é o 14º salário do INSS?

O Projeto de Lei que propõe o 14º salário do INSS para aposentados foi apresentado pelo deputado Pompeo de Mattos – PDT/RS, em 2020. Como dito acima, essa proposta visa proporcionar um salário adicional. Esse valor seria destinado aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A ideia por trás do 14º salário é oferecer suporte financeiro às pessoas que receberam o 13º adiantado durante a pandemia do Covid-19.

Apesar de ter passado por alguns processos legislativos, o projeto não obteve aprovação.

Haverá pagamento do 14º salário do INSS em 2023?

O 14º salário ainda não recebeu aprovação para 2023 devido à falta de avanço legislativo na definição da proposta. Portanto, não há previsão de pagamento.

A última atualização da proposta ocorreu em 2022. De acordo com o portal da Câmara dos Deputados, houve um pedido que solicitava a instalação imediata da Comissão Especial Temporária para analisar o PL. Porém, não houve andamento na proposta.

Qual seria o valor do 14º salário do INSS?

A proposta do projeto é realizar o pagamento equivalente a um salário mínimo. Porém existem possíveis variações dependendo do valor recebido por cada beneficiário.

Para calcular o 14º salário do INSS, basta dividir o valor do salário base pelo número de meses no ano. Logo em seguida, verificar o resultado nos meses em que você recebeu o benefício.


Já imaginou receber conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no nosso grupo do WhatsApp.


Leia também:

Erros que impedem a concessão de benefícios do INSS: veja como não cometê-los

5 curiosidades sobre os benefícios do INSS que podem te ajudar com a sua aposentadoria

Benefícios de aposentados e pensionistas sofrerão reajuste em 2024

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: