Votar serve como prova de vida do INSS, mas existe uma fake news circulando nessas eleições a respeito da ação e ela pode confundir os eleitores aposentados. Vamos explicar para que você não se preocupe à toa.

Nas redes sociais, relatos falsos dizem que os aposentados que votarem só terão sua prova de vida comprovada se o voto for para um candidato específico. Caso o voto seja nulo ou para algum outro candidato não especificado nesses relatos, ele não valeria como prova. 

Fique atento, pois votar serve como prova de vida sim. E independe do voto. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a votação em um determinado candidato não é um requisito para o aposentado provar que está vivo. Ou seja, você pode e deve votar em quem quiser, sem se preocupar. O voto, inclusive, é secreto. Trata-se de um direito garantido pela Constituição Federal do Brasil.

senhor conferindo se votar serve como prova de vidaFoto: Liderina/shutterstock

Votar serve como prova de vida, assim como outras ações

Como dissemos, votar serve como prova de vida, isso porque basta comparecer ao local da votação para comprovar o fato. Vale, inclusive, se o eleitor votar nulo ou branco. 

Vale lembrar que, neste ano,o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) explicou que não será mais necessário aos aposentados comparecer presencialmente para mostrar que estão vivos. Agora serão utilizados os dados do governo para demonstrar o fato. Somente em alguns casos, quando não houver possibilidade de confirmação, algumas pessoas serão chamadas.

Além da votação, há uma série de ações que podem servir como prova de vida para os aposentados. Entre elas, podemos citar a vacinação, a realização de empréstimo consignado e a perícia médica, seja por telemedicina ou presencialmente. Também estão incluídas ações como renovação de documentos, como CNH ou RG, declaração de Imposto de Renda (IR) e atualizações no Cadastro Único, entre outras coisas.


Gostou da matéria? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba outros conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais!


Leia também:

Golpe da prova de vida do INSS: como se proteger? 

Golpe do falso emprego: como se proteger 

Golpes financeiros: como diminuir os riscos 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: