Uma das grandes diferenças entre o IDL 2023 e as edições anteriores é a classificação de melhores municípios na categoria cidades médias. Os municípios da categoria já estiveram presentes em versões anteriores, inclusive em posições de destaque, porém, se enquadrando em cidades pequenas.

O Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) tem o objetivo de avaliar o preparo dos municípios para o envelhecimento da população. Na edição de 2023, com a inclusão de todos os municípios brasileiros, foi necessária a criação da classificação de melhores municípios na categoria cidades médias. Isso porque muitos municípios pequenos não foram avaliados anteriormente. 

Com a mudança, o IDL classifica os municípios como: 

  • Cidades grandes, com mais de 100 mil habitantes;

  • Cidades médias, entre 34.850 e 99.999 habitantes;

  • Cidades pequenas, com menos de 34.850 habitantes.

Confira abaixo a lista dos cinco melhores municípios na categoria cidades médias.

A entrada da cidade de Gramado, que ficou em segunto lugar entre os melhores municípios na categoria cidades médias.Entrada de Gramado/RS,  segunto lugar entre os melhores municípios na categoria cidades médias. Crédito: Pedro Moraes/Shutterstock

Melhores municípios na categoria cidades médias

Sendo a mais nova categoria do IDL 2023, para analisar os melhores municípios na categoria cidades médias, 674 cidades foram avaliadas. Veja abaixo as cinco melhores classificações da lista.

1º lugar: São Lourenço/MG

Em 2020, São Lourenço ocupou o 13º lugar do ranking de cidades pequenas. Na nova categoria do IDL 2023, está presente no topo da lista dos melhores municípios na categoria cidades médias.

A cidade é a 18ª maior com número de habitantes idosos. Possui uma excelente quantidade de estabelecimentos de saúde. Além disso, conta com um bom número de profissionais de nível superior (9º e 32º maior, respectivamente). 

No quesito socioambiental, ganha destaque por ter o número de matrículas no ensino superior de pessoas acima dos 60 anos (47º maior). Ainda possui um baixo número de óbitos por causas não naturais, como acidentes, violência, sendo o 13º menor do Brasil.

2º lugar: Gramado/RS

Gramado já esteve no 23º lugar do ranking de cidades pequenas, no IDL 2020. Na nova edição, ocupa o 2º lugar da nova categoria. Sua classificação se dá por uma boa posição no PIB per capita (59º melhor do Brasil).

Além disso, a cidade possui uma ótima colocação pela baixa vulnerabilidade social de idosos, sendo a 5ª menor do país. No que diz respeito à saúde, Gramado tem um bom número de profissionais com nível superior (48º maior) e ótima posição em estabelecimento de saúde (7º maior). 

3º lugar: São Miguel do Oeste/SC

A cidade deu um grande salto entre as edições de 2020 e 2023. São Miguel do Oeste saiu de 153º para 3º lugar e este salto está diretamente relacionado às mudanças do próprio IDL. Isso porque, entre as mudanças estruturais do índice, além de novos indicadores, também houve uma menor diferença temporal entre a divulgação.

O destaque para a cidade catarinense vai para a área da saúde. São Miguel do Oeste conta com um baixo número de óbitos em idosos por doenças circulatórias e doenças metabólicas e nutricionais. A cidade possui a 11ª maior estrutura de estabelecimentos em saúde. Por causa desse indicador, possui o 7º maior índice de procedimentos hospitalares.

No que diz respeito à economia, a cidade ganha destaque pela segurança financeira dos idosos. São Miguel do Oeste tem a 39ª maior proporção de beneficiários do INSS entre o total dos 60+.

4º Lugar: Adamantina/SP

Em 2020, Adamantina ficou em 1º lugar na categoria cidades pequenas. Na edição 2023, continua no topo dos 5 melhores municípios na categoria cidades médias. Na dimensão saúde, o município possui diversos destaques.

A cidade é a 16ª cidade com altos números de leitos hospitalares, 10ª maior com procedimentos hospitalares, 10ª maior com profissionais de nível superior e 37ª maior cidade com estabelecimentos de saúde. Na dimensão Economia, sua população de idosos é a maior da categoria. 

5º Lugar: Concórdia/SC 

Concórdia tem se destacado entre as 30 melhores cidades pequenas desde 2017. Agora, entre os melhores municípios na categoria cidades médias, conquistou a 5ª posição. Na saúde, também possui um excelente desempenho, registrando um baixo número de óbitos de idosos por doenças do aparelho circulatório (5º menor).

Além disso, se destaca nos serviços oferecidos. A cidade ocupa a 39ª posição no número de profissionais com nível superior, a 48ª posição em estabelecimentos de saúde e a 53ª posição em procedimentos hospitalares executados. 

Já na dimensão econômica, também obteve bons resultados, principalmente no quesito vulnerabilidade social de idosos, ocupando a 37ª melhor posição.


O IDL, ou Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, é reconhecido como o ranking das melhores cidades do Brasil. E quanto à sua cidade? Será que está entre as melhores para envelhecer? Descubra mais sobre o IDL 2023 clicando abaixo e saiba se a sua cidade está preparada para o seu envelhecimento.

Botão escrito

Leia também:

Estados com mais idosos no Brasil: RS, RJ e MG possuem o maior percentual de população idosa

IDL 2023: novo Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade avalia todos os municípios brasileiros

Melhores municípios na categoria cidades grandes: confira a lista completa do IDL

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: