O Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, mais conhecido como IDL, é popularmente conhecido como ranking das melhores cidades do Brasil. Seu objetivo é avaliar o preparo dos municípios para o envelhecimento da população. E, na edição de 2023, o IDL traz a lista dos melhores municípios na categoria cidades grandes.

Diferente das edições anteriores, o IDL 2023 fez o levantamento de todas as 5570 cidades do Brasil. Com um conjunto maior a ser analisado, na nova edição, surge a categoria Cidades Médias. Sendo assim, a análise realizada pelo relatório classifica os municípios da seguinte forma:

  • Cidades grandes;
  • Cidades médias;
  • Cidades pequenas.

Vista de Vitória, um dos melhores municípios na categoria cidades grandes. Crédito: Pedro Magrod/Shutterstock

Melhores municípios na categoria cidades grandes

A categoria “melhores municípios na categoria cidades grandes” não é nova no IDL. Nas edições anteriores, ela já estava presente e, a cada nova versão, sua abrangência municipal cresce progressivamente

Inicialmente com 150 cidades, cresceu para 280 e, posteriormente, para 326 municípios. Na edição do IDL 2023, a categoria melhores municípios na categoria cidades grandes engloba cidades com uma população superior a 100 mil habitantes.

Confira abaixo os cinco melhores municípios na categoria cidades grandes:

1º lugar: São Caetano do Sul/SP

Novamente ocupando o topo do IDL, São Caetano do Sul se destaca por ter a terceira maior expectativa de vida aos 60 anos e a 2ª maior população de pessoas maiores de 60 anos em sua categoria.

No quesito saúde, a São Caetano do Sul alcançou a 8ª posição em quantidade de leitos hospitalares. Além disso, é a 5ª cidade com o maior contingente de profissionais de nível superior e a 2ª com maior realização de procedimentos hospitalares.

2º lugar: Vitória/ES

Em 2017, Vitória ocupou o 9º lugar da lista. Em 2020, ficou em 39º. Agora, alcança o 2º lugar, tendo a maior expectativa de vida aos 60 anos na lista de melhores municípios na categoria cidades grandes do IDL.

Seu destaque vai para o desempenho na dimensão da saúde. A cidade é a 3ª com menor número de óbitos de idosos por doenças infecciosas e parasitárias, 3ª com menor número de óbitos por doenças do aparelho circulatório, como hipertensão e tem o 4º maior número de profissionais de nível superior.

Isso significa dizer que Vitória possui boas condições de saneamento básico e saúde pública.

Já na na dimensão socioambiental, tem a 11º maior taxa de participação de idosos em eleições. O que mostra o engajamento cívico da população idosa da cidade.

3º lugar: Santos/SP

Santos sempre esteve presente na lista de melhores municípios na categoria cidades grandes desde 2017. No IDL 2023, ocupa o 3º lugar. Mesmo com as mudanças a cada nova edição, na qual a categoria cresceu em número de participantes, o município permanece no topo das melhores cidades.

No âmbito econômico, Santos ganha destaque. A cidade abriga a 3ª menor parcela de idosos beneficiários de BPC. Esse fator demonstra a baixa vulnerabilidade social do segmento.

Além disso, ocupa a 24ª posição em termos de capacidade de consumo dos idosos.

4º Lugar: Florianópolis/SC

A capital de Santa Catarina já frequenta a lista de 5 melhores desde 2017. Ocupando o 5º lugar na edição de 2020, a cidade sobe uma posição no IDL 2023 e se destaca pela dimensão saúde.

Florianópolis tem o 3º maior número de profissionais de nível superior e o 18º menor número de óbitos de idosos por doenças do aparelho circulatório.

Já na dimensão socioambiental, a população idosa demonstra alto engajamento cívico, com a cidade tendo a 5º maior taxa de participação eleitoral. Além disso, a cidade ainda possui a 2ª maior expectativa de vida aos 60 anos.

5º Lugar: Curitiba/PR

Em 2020, a capital paranaense ocupou a 12ª colocação de melhores cidades. Com o 15º maior número de procedimentos hospitalares, 22º maior número de profissionais de saúde e 49º maior número de estabelecimentos de saúde, Curitiba saltou sete posições e ocupa o 5º lugar pelos seus bons índices na área da saúde.

No contexto socioambiental, mostrou a 6ª menor taxa de óbitos por causas não naturais, englobando acidentes, homicídios, suicídios e afogamentos. Quanto às finanças municipais, mostra a sua solidez, com a 46ª menor dívida consolidada líquida.


E a sua cidade? Será que está da lista das melhores cidades para envelhecer? Conheça o IDL 2023, clicando abaixo, e descubra se a sua cidade está pronta para o seu envelhecimento.
Banner do IDL 2023

Leia também:

IDL 2023: novo Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade avalia todos os municípios brasileiros

Recorde de envelhecimento: pessoas com 65 anos ou mais chegam a 10,9% da população brasileira

Estados com mais idosos no Brasil: RS, RJ e MG possuem o maior percentual de população idosa

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: