A edição de 2023 do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) conta com uma análise de todos os 5.570 municípios do país. Seu objetivo é avaliar o preparo das cidades para o envelhecimento da população. E, por ter atingido um alcance nacional, a avaliação dos melhores municípios na categoria cidades pequenas também é um grande diferencial do IDL 2023.

Em 2020, alguns municípios já estavam presentes no IDL. Porém, com a inclusão de todas as cidades do Brasil, milhares de novos municípios passaram a ser avaliados. Com isso, o total de 4.570 cidades foram inseridas na classificação de melhores municípios na categoria cidades pequenas.

Na nova configuração do IDL 2023, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se destacam. Veja abaixo a lista dos cinco melhores municípios na categoria cidades pequenas.

A entrada da cidade de Dois Lajeados/RS, um dos melhores municípios na categoria cidades pequenas do IDL, com uma placa escrito Crédito: FelipeKlovan/Shutterstock

Melhores municípios na categoria cidades pequenas

No IDL 2023, são consideradas cidades pequenas aquelas que possuem menos de 34.850 habitantes. As cinco melhores da lista ganham relevância, principalmente, pela dimensão saúde. Confira as melhores classificações:

1º lugar: Peritiba/SC

O primeiro lugar da lista tem bons resultados no quesito saúde, mesmo sendo uma cidade pequena. Peritiba tem o 28º maior número de leitos e 56º maior número de procedimentos hospitalares. Ainda possui o 142º maior número de estabelecimentos de saúde e 160º maior número de procedimentos ambulatoriais.

Além disso, a cidade tem a 33ª maior população de idosos.

2º lugar: Rodeio Bonito/RS

Rodeio também mostra bom desempenho em saúde. A cidade tem o 46º maior número de procedimentos ambulatoriais, 59º maior número de leitos e 67º maior número de estabelecimentos de saúde.

No que diz respeito à expectativa de vida aos 60 anos, é o 51º melhor município para viver mais. Além disso, tem o 95º maior número de beneficiários por aposentadoria pelo INSS.

3º lugar: Dois Lajeados/RS

A cidade gaúcha possui o 15º maior número de leitos hospitalares, 34º maior número de procedimentos ambulatoriais e 79º maior número de estabelecimentos de saúde. Assim como anteriores, ganha destaque na dimensão saúde.

Outro destaque é a quantidade de idosos, sendo a 99ª maior cidade, e a segurança financeira dos desse grupo, o 114º maior da lista.

4º lugar: Tunápolis/SC

Tunápolis conta com o 18º maior número de leitos, 96º maior número de estabelecimentos de saúde e 207º maior número de procedimentos ambulatoriais. Além disso, o município possui o 123º maior número de profissionais de saúde com nível superior, o que reforça a dedicação à saúde das pessoas idosas.

5º lugar: Lacerdópolis/SC

Lacerdópolis fecha a lista de cinco melhores cidades com destaque para a 37ª maior expectativa de vida aos 60 anos. A cidade ainda tem a 79ª menor carga tributária e 51ª maior densidade de telefonia móvel.

Já na dimensão saúde, Lacerdópolis tem o 122º menor número de óbitos entre idosos por doenças circulatórias e o 176º maior número de procedimentos hospitalares.


O IDL, Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, é amplamente reconhecido como o indicador das melhores cidades do Brasil. E quanto à sua cidade? Será que ela está entre as melhores para o envelhecimento? Descubra mais sobre o IDL 2023 e descubra!

Banner escrito

Leia também:

Melhores municípios na categoria cidades pequenas: conheça a lista completa do IDL

Melhores municípios na categoria cidades médias: veja a lista completa do IDL

IDL 2023: novo Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade avalia todos os municípios brasileiros

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: