Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os estados com mais idosos no Brasil. Esses são os dados revelados pelo Censo 2022. Divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pesquisa mostra o aumento da população idosa no país e pontua os estados com maior porcentagem de idosos.

Segundo o levantamento, o país passa por um recorde de envelhecimento. Em apenas uma década, houve um aumento de 57,4% de pessoas idosas.

Os dados do Censo 2022 vêm sendo divulgados de forma progressiva. As primeiras informações, apresentadas em junho, mostram que a população brasileira teve um salto de 12,3 milhões nos últimos 12 anos. Com isso, chegou a um total de 203 milhões de pessoas. Desse grupo, 22,2 milhões possuem 65 anos ou mais.

Estados com mais idosos no Brasil

De acordo com os dados, as regiões com maior proporção de idosos são o Sudeste, com 12,2%, e o Sul, com 12,1%. Já a população mais jovem, com crianças de 0 a 14 anos de idade, está concentrada no Norte, com 25,2%, e no Nordeste, com 25,2%.

Entre os estados com mais idosos, o Rio Grande do Sul lidera a posição, com 14,1% de moradores com 65 anos ou mais. O estado também registra o menor percentual de crianças, com apenas 17,5% da população na faixa etária de 0 a 14 anos. Com isso, a idade média do estado é de 38 anos, três a mais do que a idade mediana nacional.

Números similares também são registrados no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. A população fluminense conta com 13,1% de idosos e 17,8% de crianças. Já no estado mineiro a porcentagem de idosos é de 12,4%, e a de crianças, de 18,1%.

Crédito: Sergio Photone/Shutterstock

Maior percentual de crianças de 0 a 14 anos

Em contrapartida, os estados com a maior concentração de crianças são todos da Região Norte. Roraima conta com 29,2% de crianças entre 0 e 14 anos, Amazonas possui 27,3% e Amapá tem 27%. Em cada um desses estados, a proporção de idosos não ultrapassa os 6%.

A idade mediana na Região Norte é de 29 anos, sendo que em Roraima ela é ainda mais baixa, atingindo 26 anos. O que é consideravelmente inferior aos 35 anos da mediana nacional. Segundo Izabel Guimarães, pesquisadora do IBGE, o processo de redução da fecundidade se iniciou tardiamente nos estados da Região Norte. 

"Roraima particularmente tem na sua composição uma população indígena numerosa. As populações indígenas, principalmente aquelas que residem em terras indígenas, têm fecundidade maior. Além disso, há uma migração, principalmente da Venezuela, que tem efeito no número de nascimentos no estado", comenta a pesquisadora.

Ainda de acordo com Izabel, muitos jovens vêm para o Brasil em busca de trabalho, incluindo mulheres em idade reprodutiva. Os dados específicos de migração e fecundidade do Censo 2022, porém, só serão divulgados em 2024.

Municípios com maior população idosa

Além do estados com mais idosos, os dados do Censo 2022 também evidenciam os municípios com mais idosos. Pela pesquisa é possível observar que o envelhecimento da população ocorre com mais intensidade nas menores e nas maiores cidades.

Esse padrão pode ser analisado por meio do índice de envelhecimento. Nele, é possível ver a proporção de pessoas 65+ em comparação a cada grupo de 100 crianças com idade até 14 anos.

O índice de envelhecimento atinge 76,2 em cidades com até 5 mil habitantes, enquanto nas que têm mais de 500 mil habitantes, é de 63,9. Para Izabel, "o que acontece nos municípios muito pequenos é a saída da população economicamente ativa, em idade reprodutiva. As pessoas se mudam para locais onde há maiores chances de empregos e melhores ofertas de serviço. Por sua vez, as cidades maiores são justamente aquelas em que a fecundidade tende a ser mais baixa".

Em municípios com populações intermediárias, o índice de envelhecimento é menor. A taxa mais baixa, de 48,9, é encontrada em cidades que possuem entre 50 mil e 100 mil habitantes.

Dentro dos dez municípios com maior índice de envelhecimento, nove pertencem ao Rio Grande do Sul e um a São Paulo. Os três primeiros dessa lista, todos gaúchos, têm populações de menos de 5 mil habitantes:

  • Coqueiro Baixo (277,14);
  • Santa Tereza (264,05);
  • Três Arroios (245,98).

Já os  menores índices de envelhecimento são dominados por nove municípios da Região Norte, incluindo três de Roraima, dois do Acre, dois do Amazonas e dois do Pará. A primeira posição é ocupada por Umiratã (RR), com um índice de 5,40. Essa cidade, com uma significativa população indígena, apresenta uma idade mediana de 15 anos. Ou seja, metade da população tem até 15 anos.


O envelhecimento da população traz diversos benefícios para as cidades e para o Brasil. Para entender o quão preparadas as cidades estão para essa fase da vida, o Instituto de Longevidade lançou o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL).

Clique abaixo e descubra se sua cidade está preparada para o seu envelhecimento.

Banner do IDL

Leia também:

Vida pós-aposentadoria pode fazer bem à saúde, mas é necessário se planejar

Dinheiro da aposentadoria não é suficiente para idosos viverem, aponta pesquisa

IDL 2023: novo Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade avalia todos os municípios brasileiros

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: