A hidratação é essencial para manter o corpo humano em pleno funcionamento. Isso porque, além da água compor cerca de 70% do peso corporal, ela participa de inúmeras reações metabólicas do organismo. “Praticamente todos os processos no nosso corpo dependem de uma boa quantidade de água circulando nele. Portanto, sem água, é como se estivéssemos subaproveitando o poder da nossa ‘máquina’”, explica Adriana Azank, nutricionista de precisão da plataforma Science Play.

Recentemente, um estudo revelou ao mundo mais um motivo para manter a hidratação em dia: o consumo adequado de água pode ajudar a retardar o processo de envelhecimento.

A notícia chega como um copo cheio para quem deseja alcançar não apenas a longevidade, mas também chegar lá com mais qualidade de vida e saúde. Isso porque, de acordo com a pesquisa, publicada na revista eBioMedicine, a ingestão de água na dose certa pode prevenir o surgimento de diferentes doenças crônicas.

Hidratação pode ajudar a retardar o envelhecimento

Foto: Dotshock/ Shutterstock

Entendendo a pesquisa sobre hidratação

Para fundamentar sua hipótese, os pesquisadores do National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos, usaram como ponto de partida estudos antigos. Neles, foram observados camundongos com acesso limitado à água ao longo da vida. Entre os achados, eles notaram o aumento do sódio sérico (fração de sódio por litro de água) em 5 mmol/l0. Essa condição levou a alterações degenerativas que reduziram o tempo de vida dos animais em seis meses. No caso dos humanos, isso representaria cerca de 15 anos.

Com isso em mente, os cientistas passaram 25 anos acompanhando um grupo de mais de 15 mil pessoas entre 45 e 66 anos. Ao final do período, notaram altas concentrações no nível de sódio no sangue daqueles indivíduos que não se mantinham uma boa hidratação.

Entre a população da meia-idade, os cientistas verificaram que taxas de sódio sérico acima de 142 mmol/l elevam em 50% o risco da idade biológica ser maior que a idade cronológica. Há ainda 39% a mais de chances desse público desenvolver doenças crônicas. Ou seja, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, diabetes e demência, entre outras. E 21% a mais de risco de ocorrer morte precoce.

Um resultado semelhante foi obtido pelo estudo Risco de Aterosclerose em Comunidades (Atherosclerosis Risk in Communities), que utilizou dados de saúde de mais de 11 mil indivíduos coletados ao longo de 30 anos.

Hidratação X envelhecimento

Talvez você se pergunte o que a água tem a ver com tudo isso. A resposta dos autores da pesquisa está na desidratação. Ela é um dos principais responsáveis por aumentar o sódio sérico no sangue. Sendo assim, quando mantemos o corpo bem hidratado, podemos frear o envelhecimento. E também evitar o desenvolvimento de diversas doenças.

Segundo Cintya Bassi, coordenadora de Nutrição e Dietética do São Cristóvão Saúde, os órgãos são formados por células que, por sua vez, têm água em sua composição. “Portanto, se o organismo não recebe a quantidade necessária de água, essa falta acelera a oxidação celular. Ou seja, o envelhecimento.”

A descoberta científica colabora principalmente com a medicina preventiva, que enfrenta grandes desafios. Inclusive, segundo a World Population Prospects, da ONU, em 30 anos o número de pessoas acima de 65 anos será mais que o dobro do número de crianças abaixo dos 5 anos.

Para Adriana, essas informações são poderosas. “Costumo sempre enfatizar em consulta a importância de uma boa hidratação. Isso porque um corpo hidratado favorece a troca de nutrientes e a função das nossas células. Também auxilia na digestão, no funcionamento dos rins e na regulação da pressão arterial. Adequar a hidratação é, sem dúvida, vital para a garantia de uma melhor funcionalidade do corpo. É, portanto, um investimento na longevidade”, analisa a nutricionista.

Quantidade ideal de água

A água desempenha muitos papéis no organismo: auxilia no transporte de nutrientes, atua na regulação da temperatura corporal e colabora até mesmo para o viço e o brilho da pele. “Ela está relacionada a diversas funções que ficam prejudicadas com sua deficiência, comprometendo a qualidade de vida. Por exemplo: eliminação de toxinas, digestão, prevenção de câimbras, proteção cardiovascular e controle de pressão arterial, funcionamento intestinal, entre outras”, alega Cintya.

“Nosso cérebro é o órgão que mais necessita de energia para desempenhar suas funções. E é a água quem faz o transporte de nutrientes que dão a cara energética que ele necessita para comandar o organismo”, acrescenta Adriana. Diante da falta de hidratação diz ela, podemos considerar que o cérebro não conseguirá executar suas funções de forma ideal. Como resultado, o corpo apresenta prejuízos como dores de cabeça, falta de atenção, confusão mental, entre outros sintomas.

Maioria não mantém hidratação adequada

Apesar de todas essas vantagens, há pesquisas que indicam que mais da metade das pessoas não mantêm uma hidratação adequada por dia. Mas como saber qual é a quantidade de água ideal? De acordo com a nutricionista, a recomendação geral é de 35ml por quilo de peso ao dia. Dessa forma, um adulto de 60kg deve ingerir 2,1L (60kg x 35ml = 2100ml).

Entretanto, essa quantidade é insuficiente no caso de quem pratica atividade física, especialmente exercícios mais intensos. Além disso, no verão pode ser necessário aumentar o consumo em, ao menos, 500ml, já que o corpo elimina mais líquidos.

Dicas valiosas

Quando aumentar a quantidade de água ingerida ao longo do dia é um desafio, se torna fundamental lançar mão de algumas ferramentas. Você pode, por exemplo, manter uma garrafa de água fresca sempre por perto. Ou, ainda, determinar uma meta diária. Ou, ainda, utilizar aplicativos que ajudem a lembrar quando é hora de tomar mais um copo. Por fim, que tal saborizar a água com ingredientes naturais? Basta adicionar raspas ou gotas de limão, casca de laranja ou algumas folhas de hortelã.

Além da boa hidratação, Adriana informa que alcançar um envelhecimento bem sucedido depende de outros quatro comportamentos:
  • Não fumar.
  • Beber moderadamente.
  • Fazer exercícios regularmente.
  • Incluir frutas e legumes na alimentação diária.

Para prevenir o envelhecimento das células, Cintya também sugere incluir na dieta alimentos antioxidantes. Por exemplo: vinho, frutas vermelhas e roxas, linhaça, cacau, laranja, kiwi, entre outros. Ela também aconselha que se evite o consumo de itens que aumentam a inflamação do organismo, como açúcar, gorduras ruins e ultraprocessados . Na lista entram, por exemplo, sorvete, biscoitos, salgadinhos de pacote e sucos de caixinha.

“Não há solução rápida ou pílula mágica quando se trata de envelhecer bem. De modo geral, quanto melhor você tratar seu corpo ao longo da vida, melhor será sua experiência de envelhecimento. Ou seja, quanto mais hábitos saudáveis formos capazes de adotar em nosso estilo de vida, maiores serão nossas chances de envelhecer com sucesso”, conclui a nutricionista Adriana.


Saúde, trabalho, finanças e muito mais! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba conteúdos na palma da sua mão.


Leia também:

Mitos e verdades sobre beber água

Hábitos saudáveis para você começar hoje

Saúde mental na terceira idade: saiba como manter a cabeça funcionando bem

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: