De acordo com um levantamento do Serasa, um a cada sete idosos consideram que o dinheiro da aposentadoria não é o suficiente para viver. A pesquisa indica que 58% dos idosos não conseguiram realizar um planejamento financeiro adequado para a terceira idade. Além disso, um terço do grupo com mais de 60 anos usa reservas financeiras que acumularam ao longo da vida.

Alimentação e saúde são os maiores gastos entre os idosos, segundo a pesquisa. Para 49% dos idosos entrevistados, a saúde é o gasto mais relevante. Já a alimentação é o mais importante para a maioria, representando 69% dos participantes.

Uma mulher guardando dinheiro em um cofre de porco. Imagens para ilustrar a matéria sobre dinheiro da aposentadoria. Crédito: Krakenimages.com/Shutterstock

É necessário pensar em estratégias para não contar apenas com o dinheiro da aposentadoria

A educação financeira, assim como a construção da Longevidade Financeira, são estratégias recentes no país. Porém, recursos que podem ser usados para ter estabilidade financeira além do dinheiro da aposentadoria.

Estudos recentes indicam que pessoas entre 18 e 50 anos estão buscando mais informações sobre finanças. As pesquisas costumam ser por meio das redes sociais e de influenciadores. Ou seja, existe um interesse em assuntos sobre finanças, na busca de um futuro financeiramente mais estável.

De acordo com Fernando Gambaro, diretor do Serasa, em entrevista à CNN, esse “não é um processo que acontece com tanta rapidez. Até porque ainda não está claro o impacto que a educação financeira pode causar numa vida econômica mais sustentável. Porque a mudança precisa ser comportamental, não é apenas preencher as contas num caderno”.

O diretor do Serasa destaca que o Brasil nunca experimentou uma época em que o diálogo sobre finanças estivesse tão em alta. Segundo Gambaro, o Desenrola, por exemplo, tem influenciado nesses debates. O programa é uma forma de regularizar as dívidas de milhões de famílias, assunto que tem tomado os noticiários nos últimos meses.

“Um dos motivos que ainda levantam dúvida sobre o grau de aprendizado com a educação financeira atual é a elevada inadimplência que temos hoje no país. Quando a gente olha a realidade, vemos isso”, comenta Gambaro.


Garantir uma qualidade de vida sustentável e não depender apenas do dinheiro da aposentadoria demanda um planejamento financeiro. Descubra o Guia da Longevidade Financeira e aprenda a organizar seu futuro. Veja como fazer com que suas finanças acompanhem sua longevidade. Faça o download gratuito clicando abaixo!

Baixe o Guia da Longevidade Financeira de forma gratuita


Leia também:

Como os filhos podem ajudar os pais na organização das finanças para uma longevidade ativa

Padrão de vida após a aposentadoria: pesquisa aponta que muitos não conseguirão estabilidade financeira

Direitos que os idosos possuem: quais são e como funcionam?

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: